Imprimir Post

Link Sinergia – Introdução

Resumo:

Explicação do objetivo do blog, explicação das categorizações iniciais que serão tratadas e explicação da estrutura textual que será utilizada para a criação de posts.

Palavras-chaves:

Objetivo, Categorizações, Estrutura Textual.

Introdução:

O blog Link Sinergia surgiu com o objetivo de “linkar” diversos conhecimentos, sendo estes: Arquitetura de software e técnicas de desenvolvimento de sistema, Gestão de Serviços de TI (ITSM) e Gerenciamento de projetos.

Desenvolvimento:

Caros leitores,

Conforme informado no resumo, o primeiro post terá como objetivo explicar os seguintes pontos:

  • Objetivo do Blog Link Sinergia.
  • Detalhar cada categoria que pretendemos explorar.
  • Explorar o modelo textual que será adotado.

Objetivo:

O Blog Link Sinergia tem por objetivo disseminar conhecimentos relacionados à Tecnologia da Informação, para profissionais que atuam na área ou que possuem interesse em adquirir tais conhecimentos. Mais do que simplesmente criar posts desconectados, o blog iniciará com a introdução sobre determinados assuntos e, após atingir-se o mínimo de conhecimento necessário, trabalhará no relacionamento destes, por exemplo: Serão explorados os temas Gerenciamento de projetos e desenvolvimento de sistemas. Os primeiro posts irão dar a introdução. Após determinado período (a definir), exemplificaremos, através de um estudo caso, a integração dos conhecimentos tratados, não somente por teoria, mas os principais problemas vivenciados, pontos fortes e as opiniões dos autores sobre a situação.

Categorias:

Inicialmente os autores abordarão assuntos relacionados às seguintes áreas do conhecimento:

  1. Arquitetura de Software: Padrões de Desenvolvimento (Design Patterns), teoria, utilização, adaptação e aplicação.
  2. Desenvolvimento: Boas práticas em O.O (Orientação a Objeto) e técnicas de programação, apresentando sempre metodologias alternativas para atingir-se o mesmo objetivo.
  3. Gerenciamento de Projetos: Conhecimentos referentes às melhores práticas de gerenciamento de projetos (PMBOK), ferramentas, pontos relevantes e etc.
  4. Gestão: Conhecimentos relacionados à Gestão Geral (Adm., gestão de tempo, gestão de pessoas e etc.)
  5. IT Service Management (ITSM): Conhecimentos relacionados as melhores práticas de gerenciamento de Serviços de TI (ITSM), explorando os principais frameworks:  ITIL®, Cobit®, ISO 20.000  e etc.

Modelo Textual:

A ideia do Link Sinergia é muito mais do que ser um simples blog, seus criadores trazem o objetivo de torná-lo referência em conhecimento sobre os assuntos que serão explorados. Para isto, a escolha do formato em que os posts serão estruturados foi verificada minuciosamente. Escolheu-se trabalhar em uma estrutura similar a dos artigos técnicos, considerando a clareza do modelo, bem como a facilidade para tornar os posts úteis em trabalhos universitários, artigos e etc. O modelo proposto utilizará as seguintes diretrizes:

  • Resumo: Declarar o objetivo do post;
  • Palavras-chaves (keywords): Em geral, de 3 a 6, devem ser termos que permitam rastrear seu trabalho no campo do conhecimento no qual ele se insere;
  • Desenvolvimento:  Desenvolvimento do post em sua totalidade;
  • Considerações Finais: Considerações dos autores sobre o assunto tratado no post;
  • Referências: Referências bibliográficas, quando houverem.

Convenções Tipográficas:

  • Negrito: Palavras que devem ser destacadas ao longo do texto.
  • Itálico: Palavras em inglês.
  • Negrito + Itálico: Palavras que devem ser destacadas em inglês.

Com relação a imagens, além de imagens de evidências utilizadas no decorrer dos posts, poderão haver “notas” com imagens representativas a outras convenções como:

Relembre

Texto contendo um ponto relevante citado anteriormente, ou em outro post, que tenha relação com o assunto tratado. Exemplo:

Relembre

Terminologia

Texto padrão para tratativa de termos técnicos. Exemplo:

Terminologia

Atenção

Texto contendo um lembrete sobre um ponto relevante em relação a um assunto tratado. Exemplo:

Atencao

Dica

Texto contendo uma informação útil sobre o assunto tratado. Exemplo:

Dica

Você Sabia?

Texto contendo uma informação interessante ou alguma curiosidade referente ao assunto. Exemplo:

VoceSabia

Assim finaliza -se a explicação do modelo que será adotado, já utilizado nesse primeiro post.

Como consideração final os autores gostariam de desejar boas vindas aos leitores e ressaltar que os posts ocorrerão com frequência quinzenal, visando manter a qualidade desses.

Sobre o autor

admin

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2014/06/22/link-sinergia-introducao/