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Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK – Partes Interessadas

Resumo:

Definição do conceito de partes interessadas (Stakeholders).

Palavras-chaves:

 Stakeholders, Partes, Interessadas, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Dando sequência a nossa explicação de conceitos básicos abordados no gerenciamento de projetos, mais especificamente no PMBOK, iniciaremos a definição do conceito de partes interessadas (Stakeholders).

Segundo o PMBOK, parte interessada é:

Partes Interessadas - Stakeholders - DefiniçãoEstas partes interessadas podem estar diretamente envolvidas no projeto ou podem possuir interesses que podem ser afetados pela execução do projeto ou pelo resultado produzido por este projeto. Tais partes podem possuir expectativas distintas, o que poderá gerar certos conflitos de interesse sobre o projeto. Ainda deve-se considerar a influência que cada parte interessada pode produzir sobre a equipe de gerenciamento do projeto, nas atividades do projeto, nas entregas e na finalização do projeto, com a intenção de alcançar resultados que atendam aos objetivos estratégicos do negócio ou a outros objetivos.

As partes interessadas são compostas por todas as entidades que possuem algum interesse, sejam estas internas ou externas, bem como toda a equipe de gerenciamento de projetos. Cabe ao gerente de projetos garantir que, na iniciação do projeto, o maior número possível de partes interessadas seja identificado, com o objetivo de garantir que os requisitos do projeto e as expectivas das partes interessadas sejam devidamente identificados e registrados. Além disto, cabe ao gerente de projetos assegurar o correto gerenciamento da influência das partes interessadas, visando assegurar o sucesso do projeto.

A figura abaixo tem o objetivo de ilustrar ao leitor como é o relacionamento entre as partes interessadas, equipe de projetos e o próprio projeto. Veja:

Partes Interessadas - Exemplo

Partes Interessadas – Exemplo

As partes interessadas possuem níveis de autoridade e responsabilidades diversos, quando participam de um projeto e, este nível de autoridade, pode variar ao longo do ciclo de vida do gerenciamento de projeto, bem como o envolvimento de cada uma das partes interessadas, podendo este envolvimento ser desde uma simples opinião, apoio financeiro, político ou o patrocínio absoluto de um projeto. Existem partes interessadas que, baseadas em seus interesses, podem tentar limitar o sucesso do projeto, ou seja, executar o projeto somente até determinado ponto, influenciar no produto ou resultado entregue pelo projeto, obter vantagens que atendam tais interesses. Este tipo de parte interessada demanda do gerente de projetos, um nível de atenção maior, para que a influência e os interesses sejam gerenciados de maneira adequada, buscando garantir que o projeto entregue o produto, serviço ou o resultado definido.

As partes interessadas podem influenciar os objetivos do projeto de maneira negativa ou positiva, bem como podem entender que os objetivos do projeto afetam, de maneira negativa ou positiva, os seus interesses.

A correta identificação das partes interessadas, o entendimento do nível de influência de cada parte interessada sobre o projeto, as necessidades e expectativas são fundamentais para o sucesso do projeto, por isto deve-se entender que o gerenciamento das partes interessadas é de importância vital para o projeto. Caso o leitor procure a atividade “Identificar as partes interessadas”, conforme descreve o PMBOK, irá verificar que tal atividade está inserida no grupo de gerenciamento de projetos denominado “iniciação”. Porém deve-se entender que a identificação das partes interessadas deve ocorrer durante todo o ciclo de vida do projeto.

RelembreCaso a identificação das partes interessadas seja realizada de maneira superficial, ou somente uma vez ao longo do projeto, podem ocorrer atrasos, aumento de custos, problemas inesperados, entre outros. Um exemplo pode ser a identificação tardia de um departamento da organização como parte interessada de um projeto, isto poderia acarretar custos adicionais e atrasos.

Validar partes interessadas - AtençãoBasicamente, pode-se definir que as partes interessadas de um projeto são compostas por:

  • Patrocinador: pessoa ou Grupo que fornece suporte e recursos, financeiros ou não, para o projeto. O patrocinador é responsável pelo sucesso do projeto. O patrocinador promove o projeto desde a concepção inicial até seu encerramento, serve como porta-voz para o Board da organização. É responsabilidade do patrocinador conduzir o projeto através dos processos iniciais até a autorização formal para execução do projeto. O patrocinador desempenha um papel fundamental na definição do escopo inicial e do termo de abertura do projeto.
  • Clientes e Usuários: os clientes são pessoas ou organizações que irão aprovar e gerenciar o resultado, produto ou serviço criado pelo projeto. Os usuários são definidos como organizações ou pessoas que usarão o produto, resultado ou serviço criado pelo projeto.
  • Fornecedores: Empresas externas, terceiros, que prestam o fornecimento de serviços ou insumos necessários para a execução do projeto.
  • Parceiros de Negócio: empresas externas que possuem uma relação que vai além da relação de um fornecedor. Possuem uma importância maior, para a execução do projeto, do que os simples fornecedores.
  • Grupos Organizacionais: são definidos como partes interessadas internas à organização, que podem ser afetadas pelas atividades do projeto. Resumidamente, são os departamentos internos da organização.
  • Gerentes Funcionais: são profissionais que desempenham a função gerencial dentro da organização. Este profissional pode fornecer consultoria sobre o assunto de especialidade atribuída a ele.
  • Outras Partes Interessadas: são outras partes interessadas que podem ter um interesse no projeto, por exemplo: instituições financeiras, sindicatos, órgãos reguladores entre outros.

Gerenciamento das partes interessadas - AtençãoConsiderações Finais:

Verifica-se neste post, a definição do que são partes interessadas, o tipo de pessoa, grupo ou organização que compõem uma parte interessada e a relevância em se gerenciar os interesses e influências das partes interessadas. Verificou-se ainda que, esta publicação tem somente o objetivo de explicar ao leitor o que é uma parte interessada. Vale ressaltar que os processos de gerenciamento de partes interessadas serão tratados futuramente.

Referências Bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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