Imprimir Post

Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK – Grupo de Processos de Planejamento

Resumo:

Apresentar o grupo de processos de planejamento.

Palavras-chaves:

Grupos, Processos, Planejamento, Plano, Gerenciamento, Projetos.

Texto:

Caros Leitores,

Dando continuidade a série de postagens, hoje será abordado o grupo de processos de planejamento. O grupo de processos de planejamento tem por objetivo planejar como o projeto, ou fase, será gerenciado. Neste grupo de processos será definido o esforço total para execução do projeto, desde o entendimento das atividades necessárias para realizar o projeto, o tempo de cada atividade, a sequência das atividades, os recursos humanos necessários, entre outros.

Relembre_1Este grupo de processo não tem natureza estática, ou seja, durante a execução do projeto poderá ser necessário um planejamento adicional, isto é chamado de planejamento progressivo, ou seja, à medida que o projeto se desenvolve e mais informações ou características são entendidas, poderá haver o replanejamento.

Relembre - Ciclo de vida do projetoO leitor deve entender claramente o que é um plano de gerenciamento de projeto.

Plano de gerenciamento de projeto - Definição - PMBOKAtencao_1Este grupo de processos possibilita a definição da estratégia, tática e a definição das ações para que o projeto possa alcançar seus objetivos, além de munir a equipe de projetos com uma série de informações que irão auxiliar no gerenciamento do projeto de maneira adequada.

Outro ponto que o leitor deve compreender bem é que poderão ocorrer mudanças durante a execução do projeto. Sim, mudanças poderão ocorrer. Por experiência do autor, dificilmente um projeto não sofre mudanças, por mais preparada que a equipe esteja. Estas mudanças podem ser significativas ou não, porém deverão ser refletidas no plano de gerenciamento do projeto. Tais atualizações irão proporcionar maior precisão nos custos, tempo e na alocação de recursos, sejam financeiros, humanos ou tecnológicos, que serão necessários para realizar o escopo definido para o projeto.

Fase de Planejamento - Projetos - Atenção.Uma vez apresentado o resumo do grupo de processos de planejamento, deve-se visualizar quais processos/atividades estão contempladas dentro de tal grupo, para isto será utilizada a tabela de “Áreas de Conhecimento x Grupo de Processos de Gerenciamento de Projetos”, apresentada também na postagem anterior. Segue:

Grupos de processos de gerenciamento de projetos - PlanilhaComo pode-se verificar na tabela apresentada, existem muito mais processos e atividades no grupo de processos de planejamento, e isto tem uma razão. Conforme o PMBOK nos apresentada, quanto melhor for planejado o projeto, ou seja, quanto melhor for entendido o escopo, definido como as aquisições irão ocorrer, entendidas quais são as atividades, o tempo de cada uma das atividades, os caminhos críticos do projeto, riscos e entre outros, melhor será para a equipe que gerencia o projeto conduzir tal projeto aos seus objetivos.

Diferente do realizado no grupo de processos de iniciação, nesta postagem não será apresentado o grupo de processos abordados pela RMC, pois o autor considera que, neste ponto, o PMBOK fornece uma boa base de conhecimento.

Considerações finais:

Conclui-se que o grupo de processos de planejamento é fundamental para o sucesso do projeto, pois por meio destes processos será possível estabelecer a maneira correta de se executar o projeto, estimar adequadamente os custos e o tempo necessário para execução, entre outros.

O resultado do grupo de processo de planejamento será uma série de planos de gerenciamento de cada área de conhecimento do PMBOK, consolidados em um plano geral, chamado de “plano de gerenciamento do projeto”.

Outro ponto de extremo valor é a identificação dos riscos, mas mais do que identificar, o plano já deve contemplar como tratar cada risco que o projeto está exposto.

Referências Bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2014/10/06/gerenciamento-de-projetos-baseado-no-pmbok-grupo-de-processos-de-planejamento/