Imprimir Post

Gerenciamento de projetos baseado no PMBOK – Grupo de Processos de Monitoramento e Controle

Resumo:

Explicar ao leitor o grupo de processos de monitoramento e controle.

Palavras-chaves:

Monitoramento, Controle, Mudanças, Gerenciamento, Processos, Projeto.

Texto:

Caro leitor,

Dando continuidade à série de postagens que abordam os grupos de processos de gerenciamento de projeto, hoje será apresentado o grupo de processos de monitoramento e controle.

O grupo de processos de monitoramento e controle é composto por processos que visam analisar, acompanhar e organizar a execução do projeto. É este grupo de processos responsável por identificar se há a necessidade de realizar alterações no plano de gerenciamento do projeto e, caso haja necessidade, iniciar tais mudanças.

Vale ressaltar que na última postagem foi apresentado que a mudança ocorrerá no grupo de processos de execução, o que não está errado. Lembre-se, caro leitor, que conforme apresentado na postagem que introduziu o leitor aos grupos de processos de gerenciamento de projeto, que os grupos de processos são estruturados sequencialmente por um objetivo didático, mas que na verdade os grupos de processos de gerenciamento de projeto se sobrepõem durante o ciclo de vida do projeto.

Relembre_1_GPNeste caso, temos exatamente esta situação. Os processos do grupo de processos de monitoramento e controle são responsáveis por controlar a execução do projeto em relação a linha de base e, caso necessário, iniciar a solicitação de mudança, ou seja, os processos do grupo de processos de monitoramento e controle e os processos do grupo de processos de execução irão ocorrer paralelamente.

Relembre_2_GPPara que o leitor possa ter a visão dos processos/atividades incluídas no grupo de processos de monitoramento e controle, vamos utilizar a mesma tabela utilizada nas postagens anteriores. Veja:

Grupos de processos de gerenciamento de projetos - PlanilhaA fim de garantir ao leitor uma fonte de conhecimento coesa, será realizada também a apresentação do grupo de processos de monitoramento e controle segundo a RMC:

Um ponto que agrada, ao autor, no grupo de processos apresentado pela RMC, é o aprofundamento no controle de mudanças, o que é essencial para que o projeto seja bem sucedido. É função do gerente de projetos garantir que as mudanças sejam devidamente controladas e que o plano de gerenciamento do projeto e os documentos pertinentes ao projeto reflitam tais atualizações.

Grupo de processo de Monitoramento e Controle - RMC

Atencao

Considerações Finais:

O autor entende que detalhar mais o grupo de processos de monitoramento e controle não traria maiores benefícios aos leitores, além de correr o risco de tornar a postagem irrelevante.

O ponto essencial nesta postagem é o entendimento de que deverá haver, por parte do gerente de projetos e da equipe que gerencia o projeto, um grande esforço para controlar o projeto e realizá-lo conforme planejado no plano de gerenciamento de projetos.

As mudanças irão ocorrer com maior frequência em projetos grandes, complexos e de difícil definição do escopo no momento do planejamento, ou de projetos que foram falhos em seu planejamento ou até em sua iniciação, mais precisamente no momento de identificar as partes interessadas, suas influências, entre outros.

Referências Bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Preparatório para o Exame PMP® – Oitava Edição – RMC Publications, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2014/10/20/gerenciamento-de-projetos-baseado-no-pmbok-grupo-de-processos-de-monitoramento-e-controle/