Imprimir Post

Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK – Grupo de Processos de Encerramento

Resumo:

Apresentar ao leitor o último grupo de processos de gerenciamento de projeto, o grupo de processos de encerramento.

Palavras-chaves:

Projeto, Encerramento, Processos, Grupo, Gerenciamento.

Texto:

Caros Leitores,

Dando continuidade à série de postagens sobre os grupos de processos de gerenciamento de projeto, hoje será apresentado o último grupo de processos, o grupo de processos de encerramento.

Os processos do grupo de processos de encerramento tem o objetivo de encerrar o projeto ou fase, ou seja, os processos deste grupo de tem o objetivo de finalizar todas as atividades dos demais grupos de processos de gerenciamento de projetos, buscando concluir, de maneira formal, o projeto, fase e/ou as obrigações contratuais.

Este grupo de processos também será o responsável por realizar o encerramento de projetos prematuros, ou seja, projetos que foram cancelados, abortados e projetos que estão em situação crítica.

Att_1No momento do encerramento da fase ou projeto, podem ocorrer as seguintes atividades:

  • Obter aceite formal pelo patrocinador ou cliente para encerramento da fase ou do projeto;
  • Fazer a revisão pós-projeto ou do final da fase;
  • Registrar os impactos de adequação de qualquer processo;
  • Documentar as lições aprendidas;
  • Aplicar atualizações apropriadas aos ativos de processos organizacionais;
  • Arquivar todos dos documentos relevantes do projeto no sistema de informações de gerenciamento de projetos (SIGP) para serem usados como dados históricos;
  • Encerrar todas as atividades de aquisições;
  • Executar a avaliação dos membros da equipe e liberar os recursos do projeto.

Para que o leitor possa entender melhor o grupo de processos de encerramento, será apresentado, novamente, a tabela que contempla todos os grupos de processos de gerenciamento de projeto.

Grupos de processos de Gerenciamento de Projeto - PlanilhaComo pode ver o leitor, o PMBOK realiza uma abordagem simples para o grupo de processos de encerramento, podendo passar ao leitor que trata-se de uma fase de pouca importância, o que é um equívoco, pois é nesta fase de encerramento que se obtém o aceite formal do projeto, ou seja, ele será encerrado por completo e, em caso de sucesso, irá fornecer ao cliente o produto, serviço ou resultado esperado. É nesta fase também, que a equipe do projeto irá recolher e guardar a documentação do projeto, para que ela possa servir de acelerador e base para outros projetos similares.

Mais importante do que todos os fatos acima, na visão de negócio, é que muitos projetos tem o seu pagamento vinculado as entregas finais, ou seja, só haverá o recebimento do montante total quando o projeto for finalizado, em muitos casos podem haver cláusulas de multa ou bonificação, dependendo do desempenho do projeto.

A fim de prover ao leitor uma fonte de informação coesa, será apresentada a estrutura de grupo de processos de encerramento abordada pela RMC. Vale lembra que a RMC é um modelo de estudos do PMBOK para profissionais que pretendem realizar o exame para PMP, ou seja, não há distinção entre os conhecimentos abordados, mas há uma forma diferente de estruturar o estudo.

AtencaoSegue:

Grupo de processos de encerramento - RMC

Considerações finais:

Como verificou-se nesta postagem, o grupo de processos de encerramento tem o objetivo de encerrar as atividades dos demais grupos de processos e, por consequência, o projeto em si. Trata-se de um grupo de processos extremamente relevante, tanto para o cliente, quanto para a equipe de projetos. Para o cliente a relevância é o recebimento do projeto por completo, ou seja, o produto, serviço o resultado contratado, as documentações pertinentes, entre outros, e para a equipe que gerencia o projeto por obter o encerramento formal do projeto, independente de ser bem sucedido ou não, para realizar a revisão das lições aprendidas, a fim de evoluir como profissionais, entre outros.

Assim encerra-se a série de postagens que tinham o objetivo de elucidar o leitor sobre os grupos de processos de gerenciamento de projeto, na próxima postagem será iniciada a abordagem das áreas de conhecimento que o PMBOK adota.

Referências bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Preparatório para o Exame PMP® – Oitava Edição – RMC Publications, Inc

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2014/10/27/gerenciamento-de-projetos-baseado-no-pmbok-grupo-de-processos-de-encerramento/