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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.5) – Classe

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Classe - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.4 para 2.5 (vide título) e assim seguirá (2.6, 2.7…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Tipos, Declaração, Modificador, Acesso, Criação, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração das classes Metro e Program apresentando mensagens em uma janela de console através da relação destas (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será dar continuidade prática a estes assuntos e suas variantes.

Classe - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe Program

Ainda na classe Program, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Código:

  • Linha 1 a 17: são declarações realizadas na classe Program. Instanciando, Inicializando, em seguida preenchendo as variáveis de instância do primeiro objeto criado (objMetro1) que ao final serão visualizadas na janela de Console como mensagens de texto, através da utilização das próprias classes do Framework.
  • Linha 19: declaração de um novo objeto (objMetro2) a partir da classe Metro, provando o conceito que, a partir de uma classe podem-se criar diversos objetos independentes.
  • Linha 20 a 22: atribuição de valores as variáveis de instância do novo objeto (objMetro2), diferenciando agora do primeiro objeto (objMetro1) pelo acréscimo da variável tamanho.
  • Linha 24 a 28: utilização das Classes do próprio Framework que servem para exibir informações referente ao conteúdo do novo objeto (objMetro2) numa janela de console.

Detalhes da declaração da Classe:

  • Com a criação do novo objeto (objMetro2) e o acréscimo da variável tamanho, é possível verificar automaticamente que, o Microsoft Visual Studio se encarrega de marcar esta variável em vermelho.

Tela ao colar o código:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Colocando o cursor do mouse sobre esta variável é possível visualizar a seguinte mensagem:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Program e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Surgirá um janela de confirmação, clicar no botão Yes:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Yes:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

No resultado da execução, o Microsoft Visual Studio se encarregou de apresentar uma listagem de erros com a seguinte descrição:
“Error List: ‘ConsoleApplication.Metro.tamanho’ is inaccessible due to its protection level”. Esta descrição reflete na mesma mensagem hora vista acima ao colocar o cursor do mouse sobre a variável tamanho, que estava marcada em vermelho. Isso ocorreu em razão da tentativa de acesso a variável tamanho sem permissão (não é possível atribuir valores e nem, recuperar valores desta variável).

A origem e solução portanto, está na classe Metro, que deve ser modificada, garantindo a permissão desta variável.

Alterando a classe Metro

Retornando a classe Metro, pode-se visualizar:

Tela:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela da Classe

Deve-se modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A variável tamanho antes omitira seu modificador de acesso, agora passa a ter no exemplo o modificador de acesso como public, garantindo que não somente os modificadores de acesso possam ser utilizados para Classes como para seus membros, no caso acima, as variáveis de instância.

Classe - Relembre - Modificadores de Acesso para Classes

Classe - Relembre - Variáveis de Instância

Tela ao colar o código:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Metro e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

vs08

O próximo passo é retornar a classe Program. É possível visualizar neste momento que a variável tamanho não está mais marcada com irregularidade de permissão:

7

Por fim, deve-se salvar o projeto Console Application clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Considerações Finais:

Esta publicação visa alterar as Classes Metro e Program de maneira a comprovar ao leitor assuntos já discutidos em teoria anteriormente, além disso apresentar novos conceitos que irão surgir naturalmente na criação dos exemplos, e, que torna-se mais fácil o aprendizado desta forma.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o sexto post sobre Classe, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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