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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.7) – Classe

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Classe - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.6 para 2.7 (vide título) e assim seguirá (2.8, 2.9…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Tipos, Declaração, Modificador, Acesso, Criação, Objeto.

Texto:

Retomando a Teoria

Com a utilização dos valores padrões das variáveis de instância da classe Metro, declarada através da classe Program, foram apresentas mensagens de objetos independentes em uma janela de console através da relação destas (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será retomar a teoria, com o assunto Métodos na Classe de Objeto.

Classe - Relembre - Link Post Anterior

Classe - Relembre - Tipos de Classe

Tendo clara a declaração, criação e utilização das Variáveis (tornando-se variáveis de instância) presentes nos objetos criados à partir da classe Metro, pode-se entender basicamente o esclarecimento da estrutura que envolve uma classe, conhecida como Estados.

Porém fica em aberto a mesma sequencia de explanações aos Métodos, que completam a estrutura de uma classe, com os chamados Comportamentos.

Classe - Metrô (Objeto) - Estados x Comportamentos

Metrô (Objeto) – Estados x Comportamentos

Declarando um Método da Classe

A declaração de Métodos das classes em C# se estabelecem da seguinte maneira:

  • Modificador de Acesso: determina-se o nível de acesso do Método através dos modificadores de acesso. Evocados através das palavras-chave: publicprivate e protected,  procedimento também empregado em classes.

Classe - Relembre - Modificadores de Acesso para Classes

  • Void (minúscula): é uma palavra-chave para declaração de um Método que será executado diretamente e não possui retorno.
  • Nome do Método: determina-se o nome para o método que está sendo criado. Sendo uma palavra, normalmente recomenda-se que o nome do método inicie com sua primeira letra maiúscula, concluindo a palavra em minúscula. No caso do método conter duas palavras na elaboração de seu nome, após o final da primeira palavra, a próxima será iniciada novamente com a letra maiúscula e terminada com minúscula (prática de notação conhecida como PascalCase). Além disso, deve-se evitar acentuação em métodos. É importante ressaltar que o método pode ser definido para passagem de parâmetros ou não.

A partir da chave de abertura até a chave de fechamentotem-se o chamado Corpo do Método, local onde se definem Ações do método.

Criando Métodos na Classe de Objeto

Conforme citado, métodos são membros das classes, declarados entre a abertura e fechamento das chaves pertencentes a estas.

Classe - Relembre - Membros da Classe

Seguindo agora com a classe Metro, antes estabelecida, ao unificar as informações surgirá o resultado:

Detalhes da declaração do Método:

  • Modificador de Acesso: utilizado como public, ou seja, poderá ser acessado por outras classes diferentes, fora da primeira citada, desde que a classe que envolva este método tenha sido declarada também como public (o exemplo de declaração acima confere);
  • Void (minúscula): segue a norma de declaração para execução direta do método;
  • Andar(): é o nome que o método em questão foi definido.

No Corpo do Método existe uma variável do tipo booleano, tipo que pode armazenar apenas um de dois valores: true (sim) ou false (não). Se acionado, o método Andar() irá preencher a variável status como truegarantindo no contexto de exemplificação, a saída do momento de inércia do Metro.

Considerações Finais:

Esta publicação visa uma básica definição teórica de Métodos declarados e criados em classes de objetos. Tendo em mira a preparação de classes dispondo dos elementos e conceitos da Orientação a Objetos descritos até o momento

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o oitavo post sobre Classe, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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