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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.8) – Classe

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Classe - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.7 para 2.8 (vide título) e assim seguirá (2.9, 2.10…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Tipos, Declaração, Modificador, Acesso, Criação, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a apresentação inicial de Métodos em Classes de Objetos (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será exemplificar na prática estes assuntos e suas variantes, vistas até o momento presente.

Classe - Relembre - Link Post Anterior

Classe - Relembre - Tipos de Classe

O exemplo se dará de maneira a entender que o leitor já possua a estrutura do projeto (tipo Console), além das classes Metro e Program da postagem: “Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.3)”.

Classe - Relembre - Link Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.3)

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe Metro

Ainda na classe Metro, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A classe Metro foi alterada com o modificador de acesso public;
  • Foi criado o método Andar() como membro da classe Metro.

Classe - Relembre - Modificadores de Acesso para Classes

Classe - Relembre - Membros da Classe

Tela ao colar o código:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Metro e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Alterando a classe Program

O próximo passo é retornar a classe Program. Na área à direita nomeada como: Solution Explorer, deve-se clicar duas vezes (2x) sobre Program.cs.

Conforme mencionado, a classe Program foi criada por encargo do próprio Microsoft Visual Studio na concretização de criação do Projeto Console Application, disponibilizando-a com algumas definições de código padrão.

Sendo assim, tem-se:

Código:

  • Linha 1 a 4: são declarações de namespaces determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio.
  • Linha 6: declaração de namespace determinado pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para o projeto do tipo Console Application. Após a linha 6, o conteúdo presente desde a abertura da chave até o fechamento pertence ao namespace em questão.
  • Linha 8 a 14: declaração da classe Program automaticamente disponibilizada pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome padrão adotado.

Detalhes da declaração da Classe:

  • As declarações determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio para classe Program foram definidas de maneira a omitir o modificador de acesso;
  • O membro neste caso existe nativamente, sendo este o método Main.

Classe - Relembre - Modificadores de Acesso para Classes

Classe - Relembre - Membros da Classe

Deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A classe Metro foi instanciada dentro do método Main da classe Program, havendo a percepção de que Metro é uma classe do tipo Classe de Objetos e Program é uma classe do tipo Classe Padrão;

Classe - Relembre - Tipos de Classe

  • A sintaxe para o acesso a Métodos é um novo conceito, ainda não explicado.

O acesso a Métodos se estabelece da seguinte maneira:

Este acesso ocorre após a Instanciação e Inicialização do Objeto que este Método pertence, em sua declaração completa tem-se a criação do Objeto Metro:

O Método criado a partir da classe Metro foi acessado de maneira a prepará-lo para execução sem a passagem de parâmetros.

Ao final, existem Classes do próprio Framework que servem para exibir informações referentes ao conteúdo do objeto numa janela de console.

Um detalhe interessante é que, diferente dos outros exemplos práticos, a mensagem  que será exibida na janela de console foi inserida diretamente no método Andar().

Tela ao colar o código:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar o projeto Console Application e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Considerações Finais:

Esta publicação visa alterar as Classes Metro e Program de maneira que o leitor possa entender a comunicação e funções que cada uma destas desempenham entre si, dispondo da execução de métodos entre outros elementos e conceitos da Orientação a Objetos descritos até o momento

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o nono post sobre Classe, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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