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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 2.9) – Classe

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Classe - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# encerra-se nesta publicação. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série finaliza-se de 2.8 para 2.9 (vide título).

Palavras-chaves:

Tipos, Declaração, Modificador, Acesso, Criação, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração das classes Metro e Program apresentando mensagens em uma janela de console através da relação destas (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será dar continuidade prática a estes assuntos e suas variantes.

Classe - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe Metro

Ainda na classe Metro, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A classe Metro foi alterada com o modificador de acesso public;
  • Foram criadas as variáveis de instância status e portaAberta como membros da classe Metro. Ambas são do tipo de dado booleano. Além disto, estas variáveis estão com o modificador de acesso como public.
  • Foram criados os métodos Andar() e AbrirPorta() como membros da classe Metro. O método Andar(bool parametro) recebe como parâmetro um tipo de dado booleano (true ou false) e o método AbrirPorta() foi criado de maneira a prepará-lo para execução sem a passagem de parâmetros. Além disto, estes métodos estão com o modificador de acesso como public.
    Ainda sobre os métodos, a ação do método Andar se estabelece de maneira a receber um parâmetro, atribuí-lo a variável de instância status, a variável status por sua vez entra na condição que levará a uma mensagem final:
    Se true : “O Metrô está andando“, se false: “O Metrô está parado“.
    Referindo-se ao segundo método agora, a ação para AbrirPorta se estabelece de maneira a utilizar da variável status que entra na condição que levará a uma mensagem final:
    Se false :  “O Metrô abriu a porta“, atribuindo o valor true a variável de instância portaAberta.
    Se true:  O Metrô não pode abrir a porta pois está em andamento“, atribuindo o valor false a variável de instância portaAberta.

Classe - Relembre - Modificadores de Acesso para Classes

Classe - Relembre - Variáveis de Instância

Classe - Relembre - Criando Métodos na Classe de Objeto

Classe - Relembre - Membros da Classe

Classe - Relembre - Ações do Método

Tela ao colar o código:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Metro e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Alterando a classe Program

Na classe Program, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Código:

  • Linha 1 a 11: são declarações realizadas na classe Program.
  • Linha 12: declaração de um novo objeto (objMetro) à partir da classe Metro.
  • Linha 13: o método Andar criado à partir da classe Metro, foi acessado através da declaração do objeto desta mesma classe (vide linha 12), de maneira a prepará-lo para execução com a passagem de um parâmetro booleano, no exemplo, o valor true. Ao final, a mensagem que será exibida na janela de console, fora inserida diretamente no método Andar.
  • Linha 14: o método AbrirPorta criado à partir da classe Metro, foi acessado através da declaração do objeto desta mesma classe (vide linha 12), de maneira a prepará-lo para execução sem a passagem de parâmetros. Ao final, a mensagem  que será exibida na janela de console, fora inserida diretamente no método AbrirPorta.
  • Linha 15 a 19: encerramento do código.

Detalhes da declaração da Classe:

  • Com a criação do novo objeto (objMetro) é possível verificar que logo após a declaração da Classe, são acessados os métodos Andar e AbrirPorta, que serão executados sequencialmente.

Classe - Relembre - Criando Métodos na Classe de Objeto

Por fim, deve-se salvar a classe Program e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Outra maneira de visualizar o resultado na execução da Aplicação é alterar o acesso ao método Andar de maneira a prepará-lo para execução com a passagem de um parâmetro booleano com o valor false.

Alterando a classe Program

Na classe Program, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Por fim, deve-se salvar a classe Program e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Start Debugging (F5):

Classe - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate - Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Considerações Finais:

Esta publicação visa alterar as Classes Metro e Program de maneira que o leitor possa entender a comunicação e funções que cada uma destas desempenham entre si, dispondo da execução de métodos entre outros elementos e conceitos da Orientação a Objetos descritos até o momento

Os detalhes da execução da Aplicação neste post, são embasados na busca de fatos que ocorrem na vida real. Um metrô não pode abrir suas portas se estiver andando, somente quando estiver parado. Obviamente num contexto completo, haveriam muito mais detalhes e lógicas a serem empregadas nesta regra de negócios, mas para compreensão didática, o autor acredita estar no caminho mais plausível para o leitor.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, terceira parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o conceito de Encapsulamento.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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