Imprimir Post

Visual Studio Online (Parte 2.1) – Preparação do Ambiente

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Visual Studio Online - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Visual Studio Online irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2 para 2.1 (vide título) e assim seguirá (2.2, 2.3…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Visual, Studio, Online, VSO, TFS.

Texto:

Exemplificando um Cenário Potencialmente Real

Imaginando uma empresa intitulada LinkSinergia destinada ao serviço: Desenvolvimento de Software, existe um responsável pelo gerenciamento de projetos e alguns desenvolvedores no quadro de colaboradores.

Surge então o fechamento de um novo projeto que terá o nome de AcervoMultimidia, onde dois dos desenvolvedores ficarão responsáveis por trabalhar neste em conjunto.

Visando melhorar o impacto produtivo e, já tendo em mente os benefícios que essa nova postura trará, a equipe vê este novo projeto como uma boa oportunidade para adotar os serviços incorporados no Visual Studio Online.

Contextualizando o Ambiente de Trabalho

No geral, o ambiente se dará de maneira a compreender que a empresa LinkSinergia possua uma Rede Windows com acesso a Internet e utilize o Modelo de Arquitetura Cliente-Servidor.

Visual Studio Online - Relembre - Modelo de Arquitetura Cliente-Servidor

Requisitos para Utilização do VSO no Cenário Estabelecido

Dando enfoque ao projeto AcervoMultimidia, foram particularizados dois dos desenvolvedores na construção de sua Aplicação, juntamente com o acompanhamento de um gerente de projetos.

Visual Studio Online - Terminologia - Aplicativos, Aplicações, Software ou Programas

Para tornar mais rica a didática da postagem, os colaboradores terão nomes fictícios, logo:

Visual Studio Online - Projeto - Colaboradores - Nome x Responsabilidades

Colaboradores – Nome x Responsabilidades

Além dos nomes fictícios, é interessante figurar os programas essenciais e específicos que estarão inseridos nas máquinas de cada colaborador, mediante suas responsabilidades:

Visual Studio Online - Projeto - Programas - Colaborador x Programas

Projeto – Programas – Colaborador x Programas

Ao final, deve-se imaginar a disposição interna da empresa LinkSinergia, expandida da seguinte maneira:

Visual Studio Online - Modelo de Arquitetura Cliente/Servidor

Modelo de Arquitetura Cliente/Servidor

Considerações Finais:

Esta publicação visa estabelecer a exemplificação de uma empresa nomeada como LinkSinergia e a contextualização de seu ambiente, dando vida a um roteiro potencialmente realizável no cotidiano a medida que surge o novo projeto denominado AcervoMultimidia, servindo também de apoio para a integração com o Visual Studio Online ao longo desta série.

É importante ressaltar que, à medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da sérieVisual Studio Online será apresentado o segundo post da Preparação do Ambiente, com a criação de uma conta Visual Studio Online (VSO) para empresa LinkSinergia.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2015/06/22/visual-studio-online-parte-2-1-preparacao-do-ambiente/