Imprimir Post

Visual Studio Online (Parte 2.2) – Preparação do Ambiente

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Visual Studio Online - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Visual Studio Online irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.1 para 2.2 (vide título) e assim seguirá (2.3, 2.4…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Visual, Studio, Online, VSO, TFS.

Texto:

Sabendo que o Visual Studio Online (VSO) é um serviço de computação em nuvem e tendo um cenário de apoio bem definido (vide post anterior), há de se lembrar até então que não existe ainda nenhuma conexão entre ambos.

Visual Studio Online - Relembre - Link Post Anterior

Portanto, um primeiro elo entre a empresa LinkSinergia e o Visual Studio Online deverá ser estabelecido, prática que se dará inicialmente com a criação de uma conta do serviço VSO.

Criando uma conta Visual Studio Online (VSO)

Existem duas etapas dependentes para criação de uma conta Visual Studio Online (VSO)sendo estas:

  • Criação de uma conta Microsoft: as credenciais da conta Microsoft serão responsáveis por estrear o primeiro acesso do VSO. Além disso, a conta Microsoft terá uma permissão Owner na utilização do serviço (será apresentado posteriormente).

Respeitando o cenário de apoio à empresa LinkSinergia, onde propõe-se uma organização essencial para adoção do VSO, será determinada para criação da conta Microsoft (mais especificamente no campo Nome do usuário) a utilização da notação permissao.nomedaempresa@outlook.com, resultando em proprietario.linksinergia@outlook.com.

  • Criação da conta VSO: a partir das credenciais de uma conta Microsoft, será possível efetivar a criação de uma conta VSO, garantindo o acesso ao serviço através de uma URL exclusiva, também definida nesta etapa.

Mais uma vez, respeitando o cenário de apoio à empresa LinkSinergia, será determinada para criação da conta VSO (mais especificamente no campo URL da Conta) a utilização da notação https://nomedaempresa.visualstudio.com, resultando em https://linksinergia.visualstudio.com.

O vídeo abaixo tem por objetivo guiar o leitor a criação prática de uma conta Visual Studio Online (VSO), dentro do cenário elaborado até este momento da série:

Ao final, com a criação da conta no Visual Studio Online (VSO), compreende-se a obtenção de um espaço exclusivo na nuvem para a empresa LinkSinergia, podendo ser representado da seguinte maneira:

Visual Studio Online - Após Criação da Conta

Após Criação da Conta

Considerações Finais:

Esta publicação visa, a partir do cenário criado, estabelecer um elo entre a empresa LinkSinergia e o Visual Studio Online (VSO).

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da sérieVisual Studio Online será apresentado o terceiro post da Preparação do Ambiente, com o primeiro acesso a conta Visual Studio Online (VSO) para empresa LinkSinergia.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2015/07/13/visual-studio-online-parte-2-2-preparacao-do-ambiente/