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Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK – Gerenciamento dos Custos do Projeto – Introdução

Resumo:

Apresentar ao leitor a introdução à área de conhecimento de gerenciamento dos custos do projeto.

Palavras-chaves:

Custos, Gerenciamento, Controlar, Planejar, Orçamento.

Texto:

Caros leitores,

Todo projeto, sem exceção, tem um custo para ser planejado, executado, monitorado, controlado e encerrado e, para controlar estes custos, o PMBOK adota os processos da área de gerenciamento dos custos do projeto. Estes processos, de maneira resumida, tem o objetivo de realizar o planejamento de como os custos serão controlados, realizar estimativas e orçamentos, além de gerenciar os custos de modo que o projeto possa ser encerrado dentro do limite orçamentário definido pelo sponsor, também chamado de patrocinador.

O autor gostaria de salientar que é comum ver, caro leitor, no ambiente empresarial, a seguinte afirmação “Este projeto não possui custo”, isto está completamente errado. Todo projeto que possua um recurso alocado, por menor que seja esta alocação, possui um custo. Por exemplo, se você aloca um profissional interno de sua organização para realizar um projeto simples de 20 horas, este projeto terá o custo de 20 horas deste profissional, além de possíveis usos de materiais, equipamentos, entre outros. Existem diversas organizações que consideram o projeto “sem custo”, justamente por utilizarem recursos internos, o que acaba acarretando problemas, como, por exemplo, falta de valorização do projeto, uma vez que foi não houve “custo”, sensação de que qualquer resultado está bom, por também não haver “custo”, entre outros. O profissional interno, por mais que tenha um custo fixo para a organização, gastou 20 horas, como apresentado no exemplo, de seu montante de 160 horas/mês, o que significa que ele não entregou 20 horas de outras atividades para que pudesse realizar o projeto, logo o projeto tem sim um custo, por menor que este seja.

Abaixo, segue uma breve explicação sobre os processos que estão contemplados nesta área de conhecimento e que serão abordados nas próximas postagens desta série:

  • Planejar o gerenciamento dos custos: este é o processo que irá gerar como resultado o plano de gerenciamento de custos, que será apresentado futuramente, e que tem como objetivo definir os procedimentos, processos e a documentação necessária para realizar o planejamento, gerenciamento e controle dos custos do projeto.
  • Estimar os custos do projeto: este processo tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos necessários para a execução do projeto.
  • Determinar o orçamento: este processo tem como objetivo realizar a consolidação dos custos estimados para todas as atividades do projeto para estabelecer uma linha de base de custos que seja aprovada pelos stakeholders.
  • Controlar os custos: assim como as atividades, o tempo, entre outros, os custos do projeto devem ser controlados, a fim de garantir que o projeto utilize o orçamento estabelecido ou, em casos em que mudanças são necessárias, realizar o processo de mudanças para justamente atualizar a linha de base de custos e demonstrar os custos reais do projeto.

O custo do projeto, caros leitores, é um dos itens que mais serão cobrados, quando não o que mais será cobrado, do gerente de projeto, juntamente com tempo e qualidade, por parte dos stakeholders e do sponsor.

Ressalta, o autor, os seguintes pontos:

  • A principal preocupação do gerenciamento dos custos do projeto são os custos de recursos necessários para executar o projeto. Enteda-se “recursos” tudo o que pode ser utilizado pelo projeto, por exemplo: profissionais, materiais, equipamentos, serviços, entre outros.
  • Em algumas organizações, os custos do projeto são gerenciados de maneira apartada do projeto, o que poderá reduzir a visão do gerente de projeto sobre o todo.
  • A execução correta do gerenciamento dos custos do projeto é fundamental para a execução de projetos com sucesso.

Considerações finais:

Assim encerra-se a explicação introdutória sobre os processos da área de conhecimento do gerenciamento dos custos do projeto.

O entendimento dos processos de gerenciamento dos custos do projeto, bem como do objetivo da área, pode abrir um novo campo de visão para aqueles que gerenciam projetos, bem como é fundamental para profissionais que pretendem prestar o exame para PMP.

Referências bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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