Imprimir Post

Visual Studio Online (Parte 2.4) – Preparação do Ambiente

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Visual Studio Online - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Visual Studio Online irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.3 para 2.4 (vide título) e assim seguirá (2.5, 2.6…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Visual, Studio, Online, VSO, TFS.

Texto:

Com a realização do primeiro acesso a conta Visual Studio Online (VSO) pertencente a empresa LinkSinergia (vide post anterior), tem-se agora os dados que serão utilizados para este fim.

Visual Studio Online - Relembre - Link Post Anterior

O próximo passo é criar um projeto através do primeiro recurso oferecido pelo VSO.

Criando um projeto no Visual Studio Online (VSO)

Existe mais de uma maneira para realizar a criação de um projeto no Visual Studio Online (VSO). Uma delas é utilizar-se de um recurso disponibilizado ao acessar o VSO pela primeira vez após a criação de uma conta.

Este recurso surge na forma de uma página intitulada Create your first team project e tem como propósito servir de auxilio na criação de um primeiro projeto no Visual Studio Online.

Na página Create your first team project, portanto, existem 3 campos necessários para criação de um projeto, sendo estes:

  • Project name: destinado ao nome do projeto.
  • Process template: sendo uma lista de seleção, dispõe das opções Agile, CMMI e Scrum servindo como modelos ou metodologias para condução do projeto.
  • Version Control: na forma de um botão de rádio, oferece duas opções de controle de versão para aplicar ao projeto, a primeira é Team Foundation Version Control (TFVC) tipo de repositório nativo do VSO, neste caso as alterações realizadas localmente serão controladas diretamente no servidor central. Já na segunda opção tem-se o Git, o repositório é compartilhado a outros desenvolvedores de maneira a cumprir suas tarefas de captura e alteração utilizando um controle remoto.

Respeitando o cenário de apoio a empresa LinkSinergia, surgirá o já citado projeto AcervoMultimidia, considerado como experimento determinante para adoção do VSO na postagem: “Visual Studio Online (Parte 2.1) – Preparação do Ambiente” e, tendo agora papel fundamental nesta criação.

Visual Studio Online - Relembre - Link Visual Studio Online (Parte 2.1) - Preparação do Ambiente

Retomando, na página de criação do projeto, ou seja, Create your first team project, para os 3 campos obrigatórios serão utilizados os valores respectivamente:

  • Project name: aqui será inserido o valor AcervoMultimidia;
  • Process template: será mantida a seleção do valor padrão Scrum;
  • Version Control: será mantida a opção do valor padrão Team Foundation Version Control.

O vídeo abaixo tem por objetivo guiar o leitor a criação prática de um projeto no Visual Studio Online (VSO), dentro do cenário elaborado até este momento da série:

Por fim, com a criação do projeto AcervoMultimidia no Visual Studio Online (VSO) para empresa LinkSinergia, pode ser compreendida a seguinte representação:

Visual Studio Online - Acesso, Autenticação, Nuvem reservando o espaço para o Projeto Criado

Acesso, Autenticação, Nuvem reservando o espaço para o Projeto Criado

Considerações Finais:

Esta publicação visa criar um projeto no Visual Studio Online (VSO) a partir da conta pertencente a empresa LinkSinergia.

Até o momento, as explicações seguiram um requerimento mínimo e obrigatório de criação pelo Visual Studio Online (VSO). Por exemplo, o VSO não permitiria a continuidade de acesso a seus recursos caso não houvesse a conclusão de um projeto criado (AcervoMultimidia). A partir deste momento (com as exigências iniciais atendidas), os serviços do VSO estarão portanto, disponíveis para gerenciamento, fornecendo então maior flexibilidade na manipulação de seus recursos.

É importante ressaltar que, à medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da sérieVisual Studio Online será apresentado o quinto post da Preparação do Ambiente, fornecendo uma visão geral dos serviços VSO liberados, a partir do acesso a conta criada para empresa LinkSinergia.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2015/08/17/visual-studio-online-parte-2-4-preparacao-do-ambiente/