Imprimir Post

Visual Studio Online (Parte 2.5) – Preparação do Ambiente

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Visual Studio Online - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Visual Studio Online irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 2.4 para 2.5 (vide título) e assim seguirá (2.6, 2.7…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Visual, Studio, Online, VSO, TFS.

Texto:

Com a criação de um primeiro projeto na conta Visual Studio Online (VSO) pertencente à empresa LinkSinergia (vide post anterior), tem-se agora a liberação de acesso para o aprofundamento nas capacidades deste serviço.

Visual Studio Online - Relembre - Link Post Anterior

O próximo passo é apresentar uma visão geral do funcionamento e a lógica de navegação no VSO.

Apresentando uma visão geral no Visual Studio Online (VSO)

Após a criação de um primeiro projeto e, partindo do ponto onde ocorra um novo acesso ao VSO, será disponibilizada uma área que representa o gerenciamento principal do serviço.

Esta área principal contém alguns recursos como criações, configurações e atalhos que funcionam de maneira geral para a conta VSO utilizada no acesso.

Alguns atalhos podem ser visualizados inicialmente no corpo da primeira página exibida, além disso, é possível obter uma experiência organizada de guia e manipulação de recursos com a utilização de itens contidos nas duas barras que dividem o espaço no topo desta área, as chamadas barras de navegação. Por padrão, a primeira barra possui a cor azul e logo abaixo localiza-se a segunda barra na cor cinza.

Na primeira barra:

  • À esquerda, existe um link em forma de imagem, representada pelo logotipo e descrição do Visual Studio Online, este link sempre que clicado, retorna para a página principal. Além disso, funciona como um mapa do site, pois, em dado momento, pode alterar visualmente na forma de níveis de diretórios quando novos serviços ou recursos são acessados.
  • À direita, localiza-se o nome do usuário que está logado no VSO, este é um item que, além de informativo, ao ser clicado, disponibiliza outras 2 opções como sub-itens:
    • My profile: para alteração no perfil do usuário logado.
    • Sign out: responsável pela saída do Visual Studio Online.
  • Ao lado direito do nome do usuário encontra-se um ícone representado por uma engrenagem que leva ao Controle Administrativo (Administer Account) do VSO (será apresentado posteriormente).

Na segunda barra, partindo da esquerda para direita, existe um menu com 4 itens:

  • Overview: é a opção selecionada por padrão (primeira página).
  • Users: item que leva a página para definição dos usuários que irão fazer parte da conta VSO e, consequentemente, poderão usufruir dos recursos fornecidos por este serviço.
  • Rooms: área de chat para configurar as salas dos times à partir de projetos criados no VSO.
  • Load test*: recurso para testar a performance de aplicações publicadas na web.

Visual Studio Online - Atenção - VSO

Visual Studio Online - Atenção - VSO acesso Owner (Proprietário)

Respeitando o cenário de apoio a empresa LinkSinergia, no corpo da primeira página surgirá dentre outros, um recurso nomeado como Recent projects & teams fornecendo um atalho direto para acesso ao projeto AcervoMultimidia, criado anteriormente. Já no topo da área é possível notar as barras com os itens de navegabilidade, além de elementos resultantes nas realizações de criação e utilização da conta VSO para empresa LinkSinergia.

Na primeira barra:

  • À esquerda, no link em forma de imagem: haverá o logotipo e descrição Visual Studio Online, indicando como mapa do site a representação de nível raiz, ou seja, a permanência na primeira página.
  • À direita, em nome do usuário logado: será exibido Usuário Proprietário (Nome e Sobrenome determinados na criação da conta Microsoft proprietario.linksinergia@outlook.com como exigência para efetivação na criação da conta VSO).
  • Ao lado direito de Usuário Proprietário encontra-se um ícone representado por uma engrenagem que leva ao Controle Administrativo (Administer Account) do VSO (será apresentado posteriormente).

Na segunda barra:

  • Overview: primeira página que o usuário logado, ou seja, proprietario.linksinergia@outlook.com será direcionado ao acessar o VSO.
  • Users: até o momento da série irá conter apenas o usuário proprietario.linksinergia@outlook.com;
  • Rooms: ao ser acessado irá preparar uma sala de chat para o time de usuários que pertencem a um projeto, até o momento da série existirá apenas a sala de chat para o time do projeto AcervoMultimidia, único projeto existente;
  • Load test*: será utilizado para teste de performance com a publicação da aplicação AcervoMultimidia posteriormente;

O vídeo abaixo tem por objetivo guiar o leitor a uma visão geral do Visual Studio Online (VSO), dentro do cenário elaborado até este momento da série:

Considerações Finais:

Esta publicação visa apresentar uma visão geral do Visual Studio Online (VSO) à partir da conta pertencente a empresa LinkSinergia.

É importante ressaltar que, à medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda segunda parte da sérieVisual Studio Online será apresentado o sexto post da Preparação do Ambiente, fornecendo uma visão geral dos serviços VSO liberados à partir do elemento projeto (AcervoMultimidia), pertencente a empresa LinkSinergia.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2015/10/17/visual-studio-online-parte-2-5-preparacao-do-ambiente/