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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 4.2) – Herança

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 4.1 para 4.2 (vide título) e assim seguirá (4.3, 4.4…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Variáveis, Propriedades, Modificador, Acesso, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração da classe Program e a execução das classes Unitario e EspecialDesempregado a partir desta, foram apresentadas mensagens em uma janela de console diferenciando os valores dos objetos criados à partir das duas últimas classes citadas, porém mostrando características iguais em sua estrutura de criação (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será entender de maneira geral quando e como utilizar Herança.

Herança - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Resultado da Execução da Aplicação

Partindo das últimas alterações realizadas, sabe-se que a classe Program é executada logo que se inicia a Aplicação, em seguida a classe Unitario e EspecialDesempregado são executadas à partir da classe Program.

No quadro abaixo são exibidos os códigos que manifestam as informações anteriores:

Herança - Classe Program x Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Classe Program x Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Resultado após a execução:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Porque utilizar Herança

Quando Classes e, Objetos criados a partir destas possuem características iguais, deve-se reavaliar a construção das Classes, entender o contexto vivido e, caso seja possível, utilizar uma técnica chamada Herança.

Como aplicar Herança

A utilização de Herança consiste, portanto, em criar uma classe exclusiva para abstrair classes que possuam características iguais. Esta classe exclusiva será conceitualmente entendida como Classe Pai ou Classe Base, irá retirar as características duplicadas das classes que a originaram e, posteriormente, irá sentenciá-las como Classes Descendentes.

Compreendendo o cenário atual

Retomando o cenário do sistema metropolitano (estabelecido ao longo da série), é possível verificar que as classes Unitario e EspecialDesempregado são na realidade o que se conhece como Bilhetes de Metrô (tem-se neste ponto de análise o entendimento sobre o contexto vivido).

Ainda tratando-se das classes Unitario e EspecialDesempregado, nota-se de maneira idêntica características como Cor e Tipo:

Herança - Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Eis acima todos os itens identificados como determinantes para aplicação de Herança no cenário atual.

Aplicando Herança no cenário atual

A utilização de Herança será empregada em 3 passos:

  • Criação de uma Classe Base, denominada Bilhete;
  • Alteração da classe Bilhete, assumindo as características duplicadas pelas classes Unitario e EspecialDesempregado;
  • Alteração das classes Unitario e EspecialDesempregado, retirando suas características duplicadas;

Ao final, a classe Program também será alterada de maneira a executar o projeto aproveitando todas as mudanças na reconstrução das outras classes, que utilizarão por fim a Orientação a Objetos de maneira adequada com o conceito Herança.

Considerações Finais:

Esta publicação visa explanar de maneira geral o nascimento de Herança, quando o cenário em questão proporciona a utilização desta técnica. Deixando em evidência a sequência de passos que virão posteriormente, garantindo empregar o conceito dentro do estabelecido.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda quarta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o terceiro post sobre Herança, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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