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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 4.4) – Herança

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 4.3 para 4.4 (vide título) e assim seguirá (4.5, 4.6…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Variáveis, Propriedades, Modificador, Acesso, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a criação da Classe Base Bilhete, tem-se a conclusão do primeiro dentre os 3 passos estabelecidos para aplicabilidade de Herança (vide post anterior), o próximo passo será alterar a Classe Bilhete de maneira a assumir as características duplicadas pelas Classes Unitario e EspecialDesempregado.

Herança - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a Classe Bilhete

Conforme mencionado e, tratando-se das classes Unitario e EspecialDesempregado criadas ao longo do tema, nota-se de maneira idêntica características como Cor e Tipo:

Herança - Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Classe Unitario x Classe EspecialDesempregado

Logo, a alteração da classe Bilhete será realizada com base na obtenção destas características duplicadas.

Partindo agora da classe Bilhete, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A classe Bilhete foi alterada com o modificador de acesso public;
  • Foram criadas Propriedades como membros da classe Bilhete, com base nas Propriedades definidas e duplicadas nas classes UnitarioEspecialDesempregado.

Tela ao colar o código:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Bilhete e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Considerações Finais:

Esta publicação visa a alteração da Classe Base Bilhete assumindo as características duplicadas pelas classes Unitario e EspecialDesempregado criadas ao longo do tema, concluindo o segundo passo definido para inclusão de Herança no cenário estabelecido.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda quarta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o quinto post sobre Herança, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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