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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 4.8) – Herança

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 4.7 para 4.8 (vide título) e assim seguirá (4.9, 4.10…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Variáveis, Propriedades, Modificador, Acesso, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a identificação da característica particular para Classe Descendente EspecialDesempregado (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será exemplificar na prática estes assuntos e suas variantes, vistas até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe EspecialDesempregado

Partindo da classe EspecialDesempregado, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • Foram retiradas as Propriedades que haviam como membros na classe EspecialDesempregado.
  • Foi mantida a Propriedade particular DataValidade que havia como membro na classe EspecialDesempregado.

Tela ao colar o código:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe EspecialDesempregado e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Alterando a classe Program

Partindo da classe Program, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Código:

  • Linha 1 a 4: são declarações de namespaces determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio.
  • Linha 6: declaração de namespace determinado pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para o projeto do tipo Console Application. Após a linha 6, o conteúdo presente desde a abertura da chave até o fechamento pertence ao namespace em questão.
  • Linha 8: declaração da classe Program automaticamente disponibilizada pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome padrão adotado.
  • Linha 12 a 16: são declarações realizadas na classe Program. Instanciando, Inicializando, em seguida preenchendo as variáveis de instância do primeiro objeto criado (objUnitario) a partir da classe Unitario, que ao final serão visualizadas na janela de Console como mensagens de texto, através da utilização das próprias classes do Framework.
  • Linha 18 a 23: declaração de um novo objeto (objEspecialDesempregado) a partir da classe EspecialDesempregado,  Instanciando, Inicializando, em seguida preenchendo as variáveis de instância que ao final serão visualizadas na janela de Console como mensagens de texto, através da utilização das próprias classes do Framework.
  • Linha 25: encerramento do código.

Detalhes da declaração da Classe:

  • Com a criação dos objetos objUnitario objEspecialDesempregado é possível verificar que suas respectivas características funcionam independentemente, sendo fruto da Herança estabelecida entre suas classes de origem (Classe Unitario e Classe EspecialDesempregado) e a classe Herdada (Bilhete).
  • Diferentemente do objeto objUnitario, o objeto objEspecialDesempregado possui uma propriedade particular em sua classe de origem (EspecialDesempregado), sendo esta nomeada como DataValidade. A propriedade DataValidade é portanto, exclusiva da classe (e objeto referente a classe) EspecialDesempregado.
  • Diante do cenário sistema metropolitano (estabelecido ao longo da série), o valor atribuído a Propriedade DataValidade representa o dia em que o desempregado deu entrada em seu bilhete especial (por direito) e portanto, terá 90 dias correntes em vigência.

Tela ao colar o código:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Program e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Start Debugging (F5):

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação (Janela de Console)

Nota - Atencao 01

Considerações Finais:

Esta publicação visa executar a aplicação de maneira a utilizar características particulares (EspecialDesempregado) em conjunto com características compartilhadas de Classes Herdadas (Bilhete) para Classes Descendentes (Unitario e EspecialDesempregado).

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda quarta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o nono post sobre Herança, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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