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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 4.10) – Herança

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 4.9 para 4.10 (vide título) e assim seguirá (4.11, 4.12…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Variáveis, Propriedades, Modificador, Acesso, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração da classe Program e a execução da classe descendente Unitario, foram apresentadas mensagens em uma janela de console reutilizando métodos da classe base Bilhete (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será dar continuidade a estes assuntos e suas variantes, vistas até o momento presente.

Herança - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 7 Ultimate;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Contextualizando Herança no cenário estabelecido

Até o momento, no cenário do sistema metropolitano, compreende-se que as classes Unitario e EspecialDesempregado são o que se conhece como Bilhetes de Metrô. A partir deste ponto de análise, existe em necessidade a classe Bilhete.

Dois mecanismos e conceitos de Herança foram estabelecidos com este arranjo:

  • Bilhete é a classe que tem o papel de abstrair as classes Unitario e EspecialDesempregado, mantendo em sua estrutura características em comum das últimas citadas e tornando-se a chamada Classe Pai ou Classe Base.
  • Unitario e EspecialDesempregado herdam de Bilhete (Classe Pai ou Classe Base) e tornam-se as chamadas Classes Filhas ou Classes Descendentes.

Apresentando uma nova categoria de Bilhetes

Além dos Bilhetes de Metrô já apresentados, existe uma categoria conhecida como Bilhete Único.

O Bilhete Único é uma espécie de cartão plástico que armazena créditos, adicionando valor mediante recarga e debitando valor com a sua utilização como passagem.

Dentre algumas das opções desta categoria encontram-se:

  • Bilhete Único;
  • Bilhete Único Comum;
  • Bilhete Único Estudante;
  • Bilhete Único Vale-Transporte;
  • Bilhete Único Especial;
  • Bilhete Único Benefício do Desempregado;

Criando a Classe UnicoComum

À partir do projeto anteriormente criado, localizar e clicar com o botão direito em ConsoleApplication, em seguida selecionar Add e clicar na opção Class…:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Criação de Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Criação de Classe

Tela após clicar na opção Class…:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

A janela central está intitulada como Add New Item – ConsoleApplication.

Contendo 3 áreas divididas na vertical e 1 área dividida na horizontal, na primeira área à esquerda nomeada como: Installed Templates, clicar  na opção Visual C# Items. Em seguida na área central, localizar e clicar na opção: Class. Por fim, na área que representa a divisão horizontal, manter as informações de acordo com a imagem abaixo e clicar no botão Add:

Herança - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Vale destacar as configurações:

  • Name: determina-se o nome da Classe.

Tela após clicar no botão Add:

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Criação da Classe

Herança – Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Criação da Classe

Nota-se que ao criar a Classe UnicoComum.cs, o Microsoft Visual Studio se encarrega automaticamente de disponibilizá-la visualmente, com algumas definições de código padrão.

Sendo assim, tem-se:


Código :

  • Linha 1 a 4: são declarações de namespaces determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio.
  • Linha 6: declaração de namespace determinado pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para o projeto do tipo Console Application. Após a linha 6, o conteúdo presente desde a abertura da chave até o fechamento pertence ao namespace em questão.
  • Linha 8 a 10: declaração da classe UnicoComum automaticamente disponibilizada pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para esta em seu momento de criação.

Detalhes da declaração da Classe:

  • As declarações determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio para classe UnicoComum, foram definidas de maneira a omitir o modificador de acesso. Neste caso, a classe assume por padrão o modificador de acesso do tipo private;
  • Não existem membros da classe.

Alterando a classe UnicoComum

Ainda na classe UnicoComum, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • A classe UnicoComum foi alterada com o modificador de acesso public;
  • A classe UnicoComum herdou da classe Bilhete e portanto se tornou uma classe Descendente.

Considerações Finais:

Esta publicação visa a criação da Classe Descendente UnicoComum, opção escolhida para introduzir a nova categoria de Bilhetes de Metrô com a técnica Herança no cenário estabelecido.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda quarta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o décimo primeiro post sobre Herança, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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