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Comunicação – Etiqueta Profissional – Introdução

Resumo:

Introduzir ao leitor a importância da comunicação na etiqueta profissional.

Palavras-chaves:

Comunicação, Gestão, Imagem, Profissional, Conceitos.

Texto:

Caros leitores,

Uma das habilidades essenciais do ser humano é se comunicar, principalmente quando se trata da vida profissional. Profissionais se comunicam o tempo inteiro, seja para informar sobre uma decisão, ou em uma reunião para definir uma estratégia, ou ainda para notificar sobre um resultado. Não importa, o fato é que todo profissional precisa se comunicar de maneira efetiva e eficiente. Porém, o que se vê no mundo corporativo não é bem isto, para ser mais preciso, não é nada disto. O primeiro ponto falho é que profissionais, principalmente de áreas técnicas, por exemplo o pessoal de TI, não entendem o valor da comunicação correta e, em grande parte das vezes, não sabem se comunicar adequadamente. Outro ponto é que os investimentos para aumentar esta habilidade dos profissionais não são apreciados no meio técnico, na verdade, a maioria das organizações não avaliam esta opção, ou, quando avaliam, só o fazem para profissionais que possuem extrema dificuldade de se comunicar. Porém, se comunicar adequadamente não é somente não ter vergonha de falar, ela envolve outras variáveis que determinam se o profissional possui habilidade de comunicação em um nível adequado.

Sessenta por cento de todos problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação. – Peter Drucker

Como pode-se notar, a comunicação adequada é muito mais do que somente uma habilidade fundamental para o sucesso profissional, é uma habilidade essencial para o sucesso das organizações.

Nesta postagem, o autor irá apresentar conceitos básicos e variáveis que influenciam o processo de comunicação.

Comunicação para profissionais

Comunicar-se com eficácia é fundamental para a evolução de qualquer profissional. A destreza de falar corretamente, utilizar o tom adequado, o vocabulário adequado e selecionar as palavras corretas são essências para quem busca ascensão profissional, mas não basta somente isto, o profissional também necessita escrever corretamente e saber prestar atenção ao que outros profissionais dizem, pois a comunicação é um processo que possui basicamente dois caminhos, a emissão de informações e a receptação de informações.

As variáveis que compõem a habilidade de se comunicar dos profissionais, resumidamente, são:

  • Comunicação verbal: profissionais devem saber se comunicar por meio da fala de maneira adequada. Devem possuir boa dicção, saber utilizar o idioma corretamente, não realizar o uso de gírias e acrônimos, devem possuir confiança quando falam e devem se comunicar com clareza, concisão e precisão.
  • Comunicação escrita: profissionais devem saber escrever bem, de maneira concisa e direta, tornando o processo de comunicação simples e buscando garantir o entendimento correto do receptor da mensagem.
  • Saber ouvir: mais do que simplesmente transmitir mensagens, os profissionais devem possuir a capacidade de saber ouvir o que outros profissionais comunicam.

Basicamente estas são as variáveis que irão compor a habilidade de comunicação dos profissionais.

Considerações finais:

Assim encerra-se, caro leitor, a postagem de introdução ao assunto. Esta postagem possui o objetivo de introduzir ao leitor o que é comunicação e quais variáveis que compõem o tema.

Na próxima postagem, o autor irá abordar detalhadamente a comunicação verbal.

Referências Bibliográficas:

Imagem Profissional – Ann A. Cooper, 2012 – Editora Senac.

Proposta de Sistematização da Comunicação do Planejamento Estratégico – Estudo de Caso em uma Consultoria de TI – Daniel Teran Duarte – 2013

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/195/noticias/13-solucoes-para-melhorar-a-comunicacao

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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