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Saber Ouvir – Etiqueta Profissional

Resumo:

Apresentar ao leitor a importância de saber ouvir.

Palavras-chave:

Saber, Ouvir, Comunicação, Gestão, Etiqueta, Profissional.

Texto:

Caros leitores,

Vive-se em uma era onde a comunicação é fundamental para o sucesso das organizações e dos profissionais, porém comunicar-se não é somente falar ou escrever bem, há também a habilidade de saber ouvir o que os outros profissionais estão dizendo. No ambiente corporativo atual os profissionais estão condicionados a ouvirem somente para responder, ou seja, não há a aplicação da devida atenção ao que está sendo dito, ao processamento correto da mensagem que está sendo transmitida e ainda mais essencial, por mais duvidoso que possa parecer, ao que não está sendo dito, ou seja, as mensagens subliminares. Abaixo, o leitor pode entender o que são mensagens subliminares:

Saber Ouvir - Mensagem Subliminar

Entende o autor que, no mundo corporativo, nem sempre as mensagens subliminares são utilizadas com o objetivo de influenciar, em alguns casos elas podem transmitir informações valiosas. Por exemplo, um profissional que se expressa com agressividade pode estar na verdade com problemas na execução do trabalho, ou ainda problemas pessoais, ou um profissional que normalmente tem o costume de falar bastante passa a se expressar por meio de mensagens curtas e objetivas. Isto pode significar que há um problema na equipe, pendências não resolvidas, entre outros.

Baseando-se nas informações passadas, pode-se notar que a habilidade de saber ouvir é fundamental para a evolução da carreira do profissional, principalmente para os profissionais que buscam cargos de gestão, onde ouvir é mandatório para que estes profissionais obtenham sucesso, para que a equipe se torne mais coesa, entre outros tantos pontos.

Sem maiores delongas, o autor apresentará o resumo dos pontos que compõem a habilidade de ouvir adequadamente.

Saber ouvir:

  • Reconhecer a importância do ato de ouvir: trata-se da conscientização dos profissionais sobre a importância que o ato de ouvir tem no processo de comunicação.
  • Dar atenção total a quem fala: quando o profissional emprega a atenção adequada ao que o interlocutor diz, ou seja, ao profissional que está falando, a possibilidade de entender a mensagem será maior e o interlocutor irá se sentir respeitado.
  • Seguir a linha de raciocínio apresentada: tentar acompanhar a linha de raciocínio do interlocutor, sem julgar antecipadamente, é fundamental para entender a mensagem que está sendo transmitida.

Ressalta o autor que, acompanhar a linha de raciocínio sem pré-julgamento é fundamental, porém não se trata de algo simples de realizar. O autor reconhece que isto é extremamente complicado e que o mesmo já teve diversos conflitos por não ter conseguido executar este ponto de maneira adequada.

  • Não interromper: Não interromper quem fala é, no mínimo, um sinal de educação e ainda contribui para que o interlocutor não perca a linha de raciocínio.
  • Confirmar o que ouviu: ao ouvinte cabe confirmar se interpretou a mensagem corretamente, ou seja, trata-se da verificação da correta compreensão da mensagem que o interlocutor transmitiu.
  • Atenção à linguagem corporal: trata-se da interpretação dos gestos que o interlocutor expressa. Os gestos corporais podem transmitir muitas mensagens, dentre elas:
    • Nervosismo;
    • Imaturidade;
    • Insegurança;
    • Confiança.

Ainda cabe mais um ponto de atenção, por mais que a tecnologia atual tenha permitido a troca de mensagens sem ser presencialmente, ou seja, por telefone, whatsapp, e-mail e outros meios, nada pode substituir a qualidade da comunicação presencial, isto deve-se ao fato da possibilidade de interpretação errada do tom da mensagem, ponto que o meio de comunicação eletrônico não permite, ou seja, por meio de mensagens eletrônicas não há possibilidade de interpretar os gestos , fisionomia, o tom de voz, entre outros pontos.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre o ato de saber ouvir, fundamental para o processo de comunicação, bem como para profissionais que buscam aperfeiçoamento e sucesso profissional. Esta postagem é complementar as demais postagens do processo de comunicação.

Comunicação Verbal – Etiqueta Profissional

Comunicação Escrita – Etiqueta Profissional – E-mail

O ponto mais relevante, na opinião do autor, é a preferência pela comunicação presencial, a fim de haver a possibilidade de avaliação de gestos, tom de voz e outros pontos.

Referências Bibliográficas:

Imagem Profissional – Ann A. Cooper, 2012 – Editora Senac.

Como convencer alguém em 90 segundos – Nicholas Bothman – São Paulo – 2014

Proposta de Sistematização da Comunicação do Planejamento Estratégico – Estudo de Caso em uma Consultoria de TI – Daniel Teran Duarte – 2013]

http://www.dicio.com.br/subliminar/ acessado em 15/05/2016

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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