Resumo:
Apresentar ao leitor o conceito do que é liderança.
Palavras-chave:
Liderança, Conceito, Administração, Gestão, Organização, Liderar.
Texto:
Caros leitores,
Em momentos de crises, como a que o Brasil passa atualmente, as organizações passam a exigir cada vez mais de seus colaboradores, para que possam atingir os objetivos definidos. Os colaboradores, por sua vez, necessitam cada vez mais de orientação e foco para conseguirem ajudar as organizações a atingirem seus objetivos e, consequentemente, evitarem reduções no quadro de profissionais, corte de benefícios e outros.
É neste momento que os denominados “líderes”, ou seja, os colaboradores que ocupam cargos de gestão, têm suas habilidades cada vez mais requisitadas, isto deve-se ao fato de que será necessário fazer mais com o mesmo ou, nos piores casos, será necessário fazer muito mais com muito menos.
Mas o que é ser líder? O que é liderança? Qual a importância da liderança para a organização?
Esta postagem, primeira sobre o tema, irá abordar o conceito de liderança.
Liderança:
Imagine, caro leitor, que você está em uma daquelas antigas embarcações do tempo da colonização, ou seja, em uma caravela cheia de velas e canhões, ou talvez em uma fragata, e que a embarcação é a organização para qual você trabalha. Nesta embarcação existem diversas tarefas para serem realizadas, por exemplo:
- Içar velas;
- Levantar âncoras;
- Remar;
- Preparar as refeições;
- Preparar os canhões.
Cada tripulante desta embarcação é fundamental para que ela chegue ao seu destino, para que os tripulantes possam novamente ver suas famílias e conseguir seu sustento.
Porém, se todos os tripulantes estiverem envolvidos nas funções operacionais, que são vitais para o bom andamento do todo, quem irá dizer para qual direção seguir? Quem irá avaliar as correntes de vento e determinar qual vela içar e em qual momento? Quem determinará se é necessário entrar em conflito com outra embarcação ou bater em retirada? Quem irá zelar pelo bem-estar dos tripulantes?
O papel da liderança não é maior nem menor que os demais, nem mais ou menos importante, ele é tão fundamental quanto os demais, ou seja, ele é fundamental para o bom andamento da organização.
Veja, o que irá acontecer se não houver tripulantes para iças as velas? Simples, o barco não irá sair do lugar. Se não houver quem prepare as refeições, os tripulantes irão morrer de fome. Assim é com o líder, se não há um capitão para liderar as atividades da embarcação, determinar qual atividade deve ser executada e qual a ordem de execução, a mesma poderá até chegar ao seu destino, porém a probabilidade de insucesso será imensa e a chance de haver ações desordenadas é iminente.
É notável que liderar é orquestrar as atividades desta embarcação chamada “organização”, e que sua função é fazer com o que os demais possam executar suas atividades no momento correto e da melhor maneira possível, além de ser diretamente responsável pelo bem-estar da tripulação e pela realização dos objetivos definidos.
Segundo Chiavenato, liderança é:
Considerações finais:
Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o tema liderança, onde o principal objetivo foi apresentar, de maneira simples, o que é liderança e, de maneira comparativa, apresentar partes das responsabilidades de um líder.
Na próxima postagem da série o autor irá abordar as principais responsabilidades de um líder de maneira mais detalhada.
Referências bibliográficas:
Como ser um líder – Ann A. Cooper – Editora Senac – 2012.
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/13-atitudes-que-diferenciam-bons-lideres-de-chefes