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Estilos de Liderança – Etiqueta Profissional

Resumo:

Apresentar ao leitor os estilos de liderança.

Palavras-chaves:

Estilos, Personalidade, Liderança, Tipos, Gestão.

Texto:

Caros Leitores,

Na última postagem sobre gestão o autor iniciou o assunto sobre liderança, explicando o conceito e os papéis que definem a liderança, nesta postagem o autor trabalhará para apresentar quais são os principais estilos de liderança estudados pela administração.

Vale ressaltar que existem inúmeros estilos de lideranças, porém esta postagem irá apresentar somente os mais encontrados atualmente, ou seja, aqueles que são mais evidentes.

Nesta altura o leitor deve estar se perguntando sobre qual a relevância que tem o entendimento dos estilos de liderança sobre ele, não é mesmo? A resposta é simples, não existem líderes natos. Isto mesmo, as pessoas podem até nascer com características que às beneficiem na prática da liderança, porém isto por si só não a torna a pessoa um líder bom. Um exemplo claro é Steve Jobs, famoso empresário e fundador da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Steve Jobs foi considerado um visionário com razão, as inovações realizadas pela Apple sob seu comando foram maravilhosas, porém ele também foi considerado um péssimo líder, tanto que, em determinado momento, foi afastado da presidência da empresa que ele fundou por ser considerado inapto. Entre os profissionais ele era conhecido por gritar, xingar, ofender e até mesmo demitir pessoas sem o menor motivo.

Estilos de Liderança - Steve Jobs

Assim sendo, se você pretende ser um líder, nada melhor do que conhecer tudo sobre liderança, caso contrário sua chance de insucesso é grande. Se você não deseja ser um líder, conhecer os estilos mais comuns de liderança lhe dará, no mínimo, conhecimento para ter uma melhor tratativa com os profissionais que ocuparem tal cargo em sua organização.

Estilos de Liderança:

  • Autocrático: também conhecido como líder clássico ou tradicional, este estilo de liderança é o mais comum entre todos. Trata-se do profissional que gosta de se a pessoa no comando e possuir autoridade. Trata-se de uma liderança que retém grande parte do poder de decisão e depende de pessoas em níveis hierárquicos mais baixos para ajudar na execução das decisões. São vistos como pessoas orientadas a tarefas e focadas em resultados. A vantagem deste estilo de liderança é a clara identidade de quem toma a decisão, bem como a velocidade do processo de tomada de decisão. Tem como desvantagem a baixa participação de outros profissionais no processo de tomada de decisão, o que pode gerar uma visão limitada de uma situação e o senso de não valorização da equipe.
  • Participativo: também conhecido como líder consultivo ou consensual, este estilo de liderança costuma avaliar a opinião da equipe e normalmente toma decisões por consenso, ou seja, pela vontade da maioria. São vistos como líderes focados na equipe, ou seja, possuem foco no senso de participação dos colaboradores. A vantagem deste estilo de liderança é o envolvimento dos profissionais e a criação da sensação de coparticipação na equipe. A desvantagem é o tempo para tomada de decisão, pois atingir o consenso em um grupo de pessoas pode ser um processo demorado, além de não haver um foco claro em quem é o responsável pela decisão.
  • Liberal: caracterizado por deixar que a equipe se gerencie, este estilo de liderança é um tanto diferente dos demais, pois tem como característica principal o fornecimento da liberdade para que os indivíduos se gerencie, ou seja, deixa os colaboradores mais à vontade para que possam executar suas atividades. A vantagem deste estilo é que os colaboradores se sentem mais confiantes por conta da confiança depositada pelo líder. A desvantagem é justamente o excesso de confiança pelos membros da equipe, a possível sensação de abandono e a transferência direta de responsabilidade, o que pode prejudicar profissionais de baixa maturidade.

Personalidades de Liderança:

  • Carismático: caracterizado pela grande capacidade de influenciar pessoas e pelo foco total na empolgação e inspiração. Os líderes carismáticos são considerados muito convincentes e quase sempre conseguem contagiar os profissionais com quem interagem.
  • Transformacional: caracterizado por ser considerado um fator de mudança na organização a partir de uma visão clara e do compartilhamento de objetivos, é muitas vezes apontado como um benfeitor que executou mudanças significativas, são conhecidos também por serem “visionários”.

Ressalta o autor que não existe profissional que tenha somente um estilo de liderança, normalmente os líderes trazem muito de cada estilo somado a personalidade, o que pode variar de situação para situação, de equipe para equipe. Um exemplo bem simples é você, caro leitor, ter de explicar uma situação para um adulto ou para uma criança, a abordagem adotada provavelmente será diferente. O mesmo ocorre no meio corporativo. Quando a tratativa de um assunto se dá com a diretoria, espera-se do profissional uma determinada postura, quando a tratativa se dá com os gerentes a postura será outra, já quando a tratativa se dá com atendentes, técnicos ou outros, por exemplo, a postura será diferente.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se mais uma postagem sobre o tema liderança. Nesta postagem o autor focou na apresentação dos estilos de liderança, bem como nas personalidades de liderança, de uma maneira simples e não exaustiva.

Referências Bibliográficas:

Como ser um líder – Ann A. Cooper – Editora Senac – 2012.

http://emalta.com.br/6-tipos-de-lideranca/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

http://pt.slideshare.net/CarlosAlves19/aula-10-estilos-de-liderana-e-gesto-do-conhecimento

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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