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Características da Liderança – Etiqueta Profissional

Resumo:

Apresentar ao leitor as principais características da liderança.

Palavras-chaves:

Características, Liderança, Gestão, Pessoas, Administração.

Texto:

Caros leitores,

Como já apresentado em postagens anteriores, empresas existem para atender necessidades humanas e, em sua essência, são compostas por seres humanos. Conhecemos empresas que são altamente automatizadas, graças a evolução gigantesca que a tecnologia proporcionou, porém não existe empresa que não tenha recursos humanos, ou seja, pessoas trabalhando. Toda e qualquer organização é composta por seres humanos que possuem necessidades, sonhos, objetivos e outros. Não importa, sempre que houver ação humana envolvida, haverá necessidades diversas, como será apresentado futuramente.

Considerando que pessoas possuem necessidades, se faz extremamente necessário tentar entender qual é o papel do líder no relacionamento entre empresa e colaborador, principalmente no cenário atual, onde as novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho buscam muito mais questões relacionadas à satisfação pessoal, do que salário e outros.

A postagem de hoje abordará as principais características que um líder deve possuir, a fim de ser bem-sucedido.

Características da Liderança

  • Servir de exemplo: o líder é, antes de mais nada, um norteador de sua equipe, ou seja, as pessoas da equipe, na grande maioria das vezes, terão no líder o exemplo. Se o líder deseja que sua equipe chegue cedo, ele deverá chegar cedo, se o líder deseja que sua equipe se dedique, ele deverá, acima de todos, se dedicar ainda mais, e assim por diante. O líder deve sempre dar o exemplo em relação a postura profissional, asseio, pontualidade, educação e muitos outros pontos.
  • Ser um facilitador: liderar é facilitar! Uma das principais características que um líder deve possuir é a de fazer com que os colaboradores que estão sob sua liderança executem o serviço da melhor maneira possível. Isto significa, resumidamente, prover o necessário para que os colaboradores possam realizar as atividades designadas. Se há algo que está impactando o desempenho de um profissional, é papel do líder entender e tentar resolver, se há falta de conhecimento, é papel do líder verificar o melhor caminho para capacitar o profissional. Há situações em que ser o facilitador será extremamente complicado, por exemplo quando o líder tem de demitir um colaborador para poder melhorar o nível de relacionamento dentro de uma equipe, ou ainda para eliminar uma fonte de mau exemplo que está minando a equipe.
  • Assumir responsabilidades: o líder deve sempre se postar a frente de sua equipe em situações que possam expor seus liderados. Assumir para si a responsabilidade é uma das características fundamentais da liderança e a explicação para isto é bem simples. O líder conta, ou deveria contar, com autonomia suficiente para direcionar os esforços de sua equipe, ou seja, se a equipe falha o líder é o principal culpado, seja por não ter identificado o problema antes dele ocorrer, seja por não ter dado a atenção necessária, entre outros.
  • Reconhecer méritos: os líderes devem sempre reconhecer os méritos dos profissionais liderados. Não há demérito algum em reconhecer os méritos dos demais, muito pelo contrário, é sim uma nobre característica da liderança reconhecer os méritos de cada profissional, pois o maior mérito que o líder pode ter é extrair dos seus liderados o melhor possível. Há, infelizmente, profissionais que não possuem segurança e acabam puxando para si mérito de outros profissionais, isto é um veneno para a equipe, pois a equipe se tornará desmotivada e o líder perderá toda a confiança que a equipe lhe deposita.
  • Focado em benefícios organizacionais: uma das características da liderança que não é bem vista é o foco em resultados ou nos objetivos da organização, porém é função do líder lutar pelo bem geral acima do individual. Isto não significa que o líder tenha de tratar os colaboradores como meros números, isto significa que as decisões do líder devem estar acima de qualquer interesse individual, seja os interesses deles ou de seus colaboradores.
  • Comunicador: o líder é o elo entre a organização e a equipe, logo o líder deve saber se comunicar de maneira clara e precisa e, acima de tudo, saber ouvir sua equipe. A comunicação é considerada um dos maiores obstáculos que uma organização pode enfrentar.
  • Ética e honestidade: líderes devem possuir um comportamento irrepreensível, isto deve-se ao fato de que o exemplo, como apresentado acima, e a confiança são sustentados pelas ações que um líder toma. Assim como qualquer pessoa, não há como manter a confiança em um líder que mente, ou ainda que se porta de maneira condenável.

Neste ponto o autor gostaria de fazer uma observação, líderes são seres humanos e estão suscetíveis a erros. Porém o líder deve ter consciência de seu papel, da importância de sua postura, bem como da humildade para reconhecer seus erros.

  • Capacidade intelectual e analítica: um líder deve possuir um bom nível intelectual, bem como uma boa capacidade analítica, a fim de analisar situações, avaliar possíveis ações, seus impactos e, baseado nestas informações, tomar a melhor decisão. Separar fatos de opiniões, para que seja possível tomar uma decisão imparcial, é uma das características da liderança mais plausíveis. Esta característica pode aumentar uma das capacidades básicas de um líder, trata-se da capacidade de identificar e solucionar problemas adequadamente.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre as principais características da liderança. Ressalta o autor que estas não são as únicas características que um líder deve ter, porém apresentar todas as possíveis características demandaria muito mais de uma postagem, além de ter de considerar aspectos culturais que pudessem influenciar a liderança, por exemplo, os aspectos que determinam um bom líder na Irlanda podem não serem os mesmos que determinam o que é um bom líder no Canadá.

Referências bibliográficas:

Como ser um líder – Ann A. Cooper – Editora Senac – 2012.

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/as-10-caracteristicas-fundamentais-de-um-lider-de-sucesso

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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