Imprimir Post

Mobilizar a equipe do Projeto – Ger. dos Recursos Humanos – Parte 1

Resumo:

Apresentar o processo mobilizar a equipe do projeto.

Palavras-chaves:

Mobilizar, Equipe, Projeto, Gerenciar, PMBOK, Processo.

Texto:

Caros leitores,

Conforme já apresentado, os recursos humanos são fundamentais para qualquer projeto, pois as habilidades, capacidades e a disponibilidade de cada profissional estimado para o projeto é, ao menos em teoria, fundamental para o sucesso do projeto, considerando que se um recurso não fosse necessário, este profissional não teria designação alguma no projeto.

Nas últimas três postagens que compõem a série gerenciamento dos recursos humanos do projeto, o autor apresentou o processo planejar o gerenciamento dos recursos humanos, que tem por objetivo identificar e documentar papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além de realizar a criação do plano de gerenciamento do pessoal.

Planejar o gerenciamento dos recursos humanos - Relembre

Já o processo mobilizar a equipe do projeto é responsável por confirmar a disponibilidade dos recursos humanos que foram estimados, bem como por realizar a obtenção, de fato, de tais recursos. O principal benefício deste processo consiste em orientar a seleção da equipe de profissionais e na designação de responsabilidades, com o objetivo de criar uma equipe que possa executar o projeto com sucesso.

Em alguns projetos a equipe de gerenciamento do projeto poderá ou não ter controle sobre a seleção dos membros da equipe do projeto. Esta variação pode ocorrer por conta de acordos coletivos, regras sindicais, terceirização do serviço, estrutura organizacional e outros.

Como relata o autor, na maioria das vezes o gerente de projeto terá condições que restringem a mobilização dos recursos humanos que são necessários para o projeto e, mesmo assim, terá de executar o projeto, pois o mundo corporativo real é mais complexo e menos flexível do que sugere a teoria. Para tal, vale se atentar à alguns pontos, dentre eles:

  • Saber influenciar pessoas é uma habilidade de grande valia para o gerente de projeto e para a equipe de gerenciamento de projeto, pois quase sempre será necessário influenciar outros profissionais para que os recursos humanos estimados para o projeto sejam adequadamente fornecidos.
  • Não realizar a mobilização dos recursos humanos necessários para o projeto pode afetar a qualidade do projeto, custos, tempo, satisfação do cliente e outros. Tão prejudicial quanto não ter o profissional necessário para execução do projeto é a mobilização de profissionais que possuem capacidades e habilidades inferiores ao necessário. As duas situações poderão, no melhor dos cenários, causar impacto ao planejamento realizado para o projeto e, na pior das hipóteses, levar o projeto a ser cancelado.

Existem outros fatores que influenciam como os recursos humanos irão afetar o projeto, dentre eles está satisfação, ganhos, visibilidade e outros.

Sem maiores delongas, segue o fluxo do processo mobilizar a equipe do projeto.

Mobilizar a equipe do projeto - Fluxo

Fluxo – Mobilizar a equipe do projeto

Mobilizar a equipe do projeto – Entradas:

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos: resultado do processo planejar o gerenciamento dos recursos humanos, este plano fornece orientações ao gerente do projeto e a equipe de gerenciamento do projeto sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados e, após o termino do projeto ou fase, como serão liberados. Além disto, o plano de gerenciamento dos recursos humanos contempla:
    • Papéis e responsabilidades;
    • Organograma do projeto;
    • Plano de gerenciamento do pessoal.

Plano de gerenciamento dos recursos humanos - Relembre

  • Fatores ambientais da empresa: é o conjunto de fatores, internos ou externos, que possam exercer influência, restrição ou direcionamento sobre o negócio e, consequentemente, sobre o modo como o projeto será gerenciado. Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo mobilizar a equipe de projeto incluem:
    • Políticas de administração de pessoal;
    • Estrutura organizacional;
    • Equipe centralizada ou distribuída.
  • Ativos de processos organizacionais: são processos, procedimentos, planos e bases de conhecimento que uma organização possui e que podem influenciar como o projeto será gerenciado.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o processo mobilizar a equipe do projeto, onde foi apresentado o objetivo do processo, bem como as entradas que compõem tal processo.

Os recursos humanos, conforme ressalta o autor, é um dos recursos que mais poderá afetar a maneira como o projeto será gerenciado, bem como afetará, diretamente, o sucesso do projeto.

Referências bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/08/01/mobilizar-a-equipe-do-projeto-p1/