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Desenvolver a equipe do Projeto – Ger. dos Recursos Humanos – Parte 1

Resumo:

Introduzir o leitor ao processo desenvolver a equipe do projeto.

Palavras-chaves:

Desenvolver, Equipe, Projeto, Processos, Recursos, Humanos.

Texto:

Caros leitores,

Conforme o autor apresentou ao longo das postagens que contemplam a área de conhecimento de gerenciamento dos recursos humanos do projeto, os recursos humanos, ou seja, os profissionais que compõem a equipe do projeto são fundamentais para o sucesso do projeto, porém não basta apenas selecionar e mobilizar profissionais que possuam os conhecimentos necessários para executar as atividades de projeto, pois pessoas não são máquinas e possuem necessidades que precisam ser atendidas para que estas possam se sentirem confortáveis, satisfeitas e, por consequência, entregarem o melhor de si, seja para o projeto ou para qualquer outra atividade.

Diversas linhas de estudo da administração visam conhecer melhor as necessidades dos recursos humanos, dentre estas está a hierarquia das necessidades de Maslow, conhecida também como pirâmide de Maslow, ou ainda a teoria dos dois fatores de Herzberg, do americano Frederick Herzberg, que serão apresentadas ao longo desta série, justamente por serem consideradas de grande valia para o gerente de projetos e fundamentais para que os projetos obtenham sucesso. Neste momento o leitor deve estar se perguntando: Qual o vínculo entre a administração clássica e o processo desenvolver a equipe do projeto? A resposta é simples, caro leitor. A relação entre os conhecimentos supracitados é absoluta, pois o processo desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo principal obter a melhoria de competências dos profissionais alocados para o projeto e o aumento da integração entre os profissionais, justamente para aprimorar o desempenho do projeto.

Os resultados esperados quando a devida atenção é dada aos profissionais da equipe do projeto, por meio do processo desenvolver a equipe do projeto, é ter taxas de rotatividade reduzidas, melhora da satisfação dos profissionais, melhora do desempenho, aprimoramento de conhecimento e habilidades, entre outras.

Sem maiores delongas segue o fluxo do processo:

Desenvolver a equipe do projeto - Fluxo

Desenvolver a equipe do projeto – Fluxo

Desenvolver a equipe do projeto – Entradas:

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos: considerado um plano auxiliar, o plano de gerenciamento dos recursos humanos é parte integrante do plano de gerenciamento do projeto, e tem o objetivo de orientar o gerente do projeto e a equipe de gerenciamento do projeto sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados e, após o termino do projeto ou fase, como os recursos humanos serão liberados.

Plano de gerenciamento dos recursos humanos - Relembre

  • Designação do pessoal do projeto: trata-se da disponibilização real da equipe do projeto, ou seja, o pessoal do projeto estará pronto quando os profissionais apropriados estiverem designados para a equipe de projeto.
  • Calendários dos recursos: são documentos que possuem as informações sobre os períodos de tempo em que cada profissional da equipe de projeto estará disponível para trabalhar no projeto. Vale ressaltar que poderá ser desenvolvido um calendário para cada recurso do projeto, porém isto não é comum.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o processo desenvolver a equipe do projeto, cujo objetivo principal é tratar as necessidades humanas de maneira adequada, a fim de obter melhores resultados com os recursos humanos alocados para o projeto.

Este assunto se entrelaçará com postagens que explicarão conceitos de administração de pessoas, assunto sobre o qual o autor possui grande interesse e busca constante capacitação, por julgar essencial para qualquer profissional.

Referências bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Insititute, Inc.

http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/piramide-maslow-motivacao-profissional/

http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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