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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 6.3) – Interface

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Interface - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 6.2 para 6.3 (vide título) e assim seguirá (6.4, 6.5…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a explanação geral diante do conceito que rege o nascimento da técnica Interface, foram definidos os passos que determinam em sequência a sua aplicabilidade dentro do cenário estabelecido (vide post anterior), o primeiro deles será criar a Interface.

Interface - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Criando a Interface (IBilhete)

À partir do projeto anteriormente criado, localizar e clicar com o botão direito em ConsoleApplication, em seguida selecionar Add e clicar na opção New Item:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Criação de Interface

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Criação de Interface

Tela após clicar na opção New Item…:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

A janela central está intitulada como Add New Item – ConsoleApplication.

Contendo 3 áreas divididas na vertical e 1 área dividida na horizontal, na primeira área à esquerda nomeada como: Installed Templates, clicar  na opção Visual C# Items. Em seguida na área central, localizar e clicar na opção: Interface. Por fim, na área que representa a divisão horizontal, manter as informações de acordo com a imagem abaixo e clicar no botão Add:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Janela Central

Vale destacar as configurações:

  • Name: determina-se o nome da Interface.

Tela após clicar no botão Add:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Criação da Interface

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Criação da Interface

Nota-se que ao criar a Interface IBilhete.cs, o Microsoft Visual Studio se encarrega automaticamente de disponibilizá-la visualmente, com algumas definições de código padrão.

Sendo assim, tem-se:

Código :

  • Linha 1 a 4: são declarações de namespaces determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio.
  • Linha 6: declaração de namespace determinado pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para o projeto do tipo Console Application. Após a linha 6, o conteúdo presente desde a abertura da chave até o fechamento pertence ao namespace em questão.
  • Linha 8 a 10: declaração da interface IBilhete automaticamente disponibilizada pelo Microsoft Visual Studio à partir do nome dado para esta em seu momento de criação.

Detalhes da declaração da Interface:

  • As declarações determinadas pelo próprio Microsoft Visual Studio para interface IBilhete, foram definidas de maneira a omitir o modificador de acesso. Isto porque, por padrão, toda e qualquer interface possui apenas o modificador de acesso do tipo public (implicitamente).
  • Não existem membros da interface.

Considerações Finais:

Esta publicação visa a criação da Interface IBilhete, concluindo o primeiro passo definido para inclusão de Interface no cenário estabelecido.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sexta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o quarto post sobre Interface, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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