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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 6.4) – Interface

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Interface - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 6.3 para 6.4 (vide título) e assim seguirá (6.5, 6.6…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe, Objeto.

Texto:

Mãos a Obra

Com a criação da Interface IBilhete, tem-se a conclusão do primeiro dentre os 3 passos estabelecidos para aplicabilidade de Inteface (vide post anterior), o próximo passo será alterar IBilhete de maneira a assumir membros de maior importância e garantir suas implementações através das classes Unitario, UnicoComum e UnicoEstudante.

Interface - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a Interface (IBilhete)

Conforme mencionado e, tratando-se das classes Unitario, UnicoComum e UnicoEstudante criadas ao longo do tema, nota-se de maneira idêntica a necessidade de assegurar a execução dos comportamentos Saldo(), CobraTarifa() e Debita().

Logo, a alteração da interface IBilhete será realizada com base na obtenção destes comportamentos em necessidade, portanto, deve-se clicar e modificar a área desta, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Interface:

  • Foram declarados Métodos como membros da interface IBilhete, com base nos Métodos que devem (agora) ser implementados obrigatoriamente nas classes Unitario, UnicoComum e UnicoEstudante.

Tela ao colar o código:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Interface

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Interface

Por fim, deve-se salvar a interface IBilhete e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Interface - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Considerações Finais:

Esta publicação visa a alteração da Interface IBilhete assumindo como membros apenas a declaração dos Métodos Saldo(), CobraTarifa() e Debita(), concluindo o segundo passo definido para inclusão de Interface no cenário estabelecido.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sexta parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o quinto post sobre Interface, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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