Imprimir Post

HCMBOK® – Fator Humano em projetos – Introdução

Resumo:

Apresentar o que é o HCMBOK®.

Palavras-chaves:

Pessoas, Fator, Humano, Projetos, HCMBOK, Gerenciamento.

Texto:

Caros leitores,

Quão importante as pessoas são para projetos? Como o fator humano pode ou não influenciar um projeto? A resposta é simples: totalmente.

Em postagens anteriores que apresentaram os processos que compõem o PMBOK®, o autor fez grande referência ao fato de que projetos tem como principal recurso as pessoas, e que estes seres humanos, profissionais, colaboradores, ou qualquer outra denominação adotada, são fundamentais para projetos, pois projetos são feitos por seres humanos para empresas que, basicamente, são compostas por seres humanos que buscam atender a demanda de um outro grupo de seres humanos, ou seja, por mais que as empresas fujam do fator humano, este está presente o tempo inteiro. Não há empresa que exista se não para suprir as necessidades de um grupo de seres humanos. Assim sendo, nada mais justo do que tratar o fator humano em projetos de maneira adequada.

O PMBOK® aborda o fator humano em projetos como Stakeholders (Partes interessadas), e possui uma área de conhecimento somente para lidar com estes. Ainda tentando se aprofundar no tema, o PMBOK® possui uma outra área de conhecimento que trata dos recursos humanos do projeto, porém tal área do conhecimento somente refere-se aos profissionais que atuam na equipe do projeto. O SCRUM®, metodologia ágil que será abordada em breve pelo Link Sinergia, se quer busca tratar a condição das pessoas envolvidas com o projeto, e o PRINCE2®, outra metodologia de projetos, também agrega muito pouco conhecimento sobre o tema.

Porém nas recentes empreitadas do autor, o mesmo verificou que grande parte dos problemas em projetos estão relacionados a como o fator humano é tratado no projeto, ou seja, quando o projeto não realiza a tratativa adequada de seus Stakeholders, sejam estes profissionais da equipe de gerenciamento do projeto, da equipe de projeto, ou ainda pessoas que são, ou se sentem, impactadas pelo projeto, a maioria dos projetos falha. Seja em realizar suas entregas dentro do tempo, custo, qualidade e outro, ou em, de fato, obter sucesso na mudança que a organização deseja.

Mas como contemplar o fator humano para que projetos tenham maior possibilidade de sucesso?

Para responder a tal pergunta, o Link Sinergia apresenta o HCMBOK®, desenvolvido pelo HUCMI – Human Change Management Institute.

HCMBOK – Human Change Management Body of Knowledge:

O HCMBOK® é um conjunto de boas práticas, metodologias e ferramentas, criado com base em diversas áreas de conhecimento, dentre elas:

  • Gerenciamento do Projetos;
  • Psicologia;
  • Gestão de Pessoas, e outras.

Atualmente em sua terceira edição, o HCMBOK® é composto por uma estrutura similar ao de um ciclo de vida do projeto, veja:

HCMBOK® - Estrutura

HCMBOK® – Estrutura

Dentro desta estrutura acima estão contempladas 48 macroatividades que possuem 213 atividades, que serão apresentadas ao longo da série.

O mais interessante do HCMBOK® é a integração que pode ocorrer com os principais frameworks de gerenciamento de projetos, dentre eles:

  • PMBOK®;
  • SCRUM®;
  • PRINCE2®.

Além disto, a visão apresentada pelo HCMBOK® é mais abrangente que a maioria dos frameworks apresentados acima, pois o HCMBOK® busca contemplar a mudança além do projeto, um ponto que somente o PRINCE2® apresenta de maneira clara e que será apresentado com mais detalhes futuramente.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o HCMBOK®, que nada mais é do que um corpo de conhecimento que busca tratar o fator humano em projetos.

Ressalta o autor que o conteúdo é interessantíssimo, bem como de grande valor aos gerentes de projetos que buscam maior chance de sucesso para seus projetos.

Referência Bibliográfica:

HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos / Vicente Gonçalves. Carla Campos – 3ª ed. – Rio de Janeiro: Brasport, 2016

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/08/29/hcmbok-fator-humano-em-projetos/