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Desenvolver a equipe do Projeto – Ger. dos Recursos Humanos – Parte 3

Resumo:

Finalizar a apresentação do processo desenvolver a equipe do projeto.

Palavras-chave:

Desenvolver, Equipe, Projeto, Processo, Gerenciamento, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Na última postagem sobre o processo desenvolver a equipe do projeto, pertencente à área de conhecimento em gerenciamento dos recursos humanos, o autor apresentou uma série de ferramentas e técnicas e, por motivos didáticos, reservou as duas últimas ferramentas e técnicas para serem apresentadas junto as saídas do projeto.

Desenvolver a equipe do projeto - Relembre

Desenvolver a equipe do projeto – ferramentas e técnicas:

  • Reconhecimento e recompensas: trata-se da motivação da equipe por meio de prêmios de reconhecimento e recompensas. Os tipos de reconhecimentos e recompensas são definidos no processo planejar o gerenciamento dos recursos humanos. O fato é que os tipos de reconhecimento e recompensas, bem como os critérios para que sejam aplicados, devem ser cuidadosamente definidos. O primeiro ponto é a cultura organizacional. Se a empresa não tem o hábito de conceder recompensas, nem de reconhecer formalmente a performance de seus colaboradores, aplicar tal técnica no projeto poderá causar atrito entre os membros alocados no projeto e os colaboradores que não estão alocados, pois os membros da organização poderão sentir-se preteridos por não ter a mesma situação aplicada.

O segundo ponto que deve ser considerado é sobre qual será a recompensa, pois se tal recompensa não for interessante para os membros do projeto, ninguém irá se esforçar para conseguir a mesma. O ideal é conhecer a equipe de projeto, a fim de poder estabelecer recompensas que possam despertar o interesse dos membros da equipe.

  • Ferramentas de avaliação dos funcionários: são ferramentas utilizadas para identificar pontos fortes e pontos fracos da equipe de projeto, sendo consideradas de grande valia para o gerente de projeto, no que tange ao gerenciamento de recursos humanos. Diversas são as ferramentas de avaliação, podendo ser desde testes de habilidade, entrevistas, pesquisas e outras.

Desenvolver a equipe do projeto – saídas:

  • Avaliações de desempenho da equipe: ao longo do projeto, conforme as medidas para desenvolver a equipe do projeto são adotadas, a equipe de gerenciamento de projetos realiza avaliações, podendo ser formais ou informais, a fim de verificar a eficácia das ações de desenvolvimento da equipe. O esperado é que as ações tomadas para desenvolver a equipe do projeto sejam convertidas em um melhor desempenho por parte da equipe de projeto, a fim de alcançar os objetivos traduzidos para o projeto. O desempenho de uma equipe de projeto pode ser medido por:
    • Desempenho em relação ao cronograma: entregar o projeto no prazo acordado;
    • Desempenho em relação ao orçamento: executar o projeto dentro dos custos estimados;
    • Desempenho técnico: executar o projeto dentro da qualidade determinada.

Por meio dos resultados das avaliações de desempenho da equipe, a equipe de gerenciamento do projeto poderá identificar a necessidade de novos treinamentos, coaching, mudanças específicas, entre outros.

  • Atualizações nos fatores ambientais da empresa: diversos itens poderão ser alvos de atualização, dentre eles:
    • Registro de treinamento dos funcionários;
    • Avaliações de habilidades;
    • Registro de desempenho.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se mais uma postagem sobre o processo desenvolver a equipe do projeto, cujo o grande objetivo é criar uma equipe de projeto que possa atender as necessidades do projeto.

Diversos modelos de formulários estão disponíveis na internet, o próprio PMP®, para aqueles que são assinantes, disponibiliza uma série destes formulários.

Referências bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

HCMBOK: o fator humano na liderança de projetos / Vicente Gonçalves. Carla Campos – 3ª ed. – Rio de Janeiro: Brasport, 2016.

Desenvolver a equipe do Projeto – Ger. dos Recursos Humanos – Parte 1

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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