Imprimir Post

O que é liderança eficiente? – Etiqueta Profissional – Liderança

Resumo:

Apresentar os principais componentes de uma liderança eficiente.

Palavras-chave:

Liderança, Eficiente, Etiqueta, Profissional, Gestão, Pessoas.

Texto:

Caros leitores,

Na atualidade as pessoas têm falado muito sobre liderança, diversos cursos estão disponíveis no mercado e os MBAs abordam o assunto a fim de criar líderes melhores, o que tem levado a um modelo de cobrança jamais visto no mundo corporativo. Os profissionais subordinados aos líderes cobram itens como postura, comprometimento, exemplo e outros, a alta direção cobra resultados, retenção de talentos e mais uma série de outros itens, tudo isto com as mesmas ferramentas de sempre.

O autor sempre teve em mente que a responsabilidade de capacitação é do próprio profissional, ou seja, se a empresa em que você se encontra tiver um plano de capacitação, ótimo, se agarre a este item sem hesitar, poucas são as empresas que, de fato, executam um plano de capacitação decente. A maioria das empresas possui um plano de capacitação, porém no primeiro problema, cancelam o investimento em capacitação, reduzem o quadro de colaboradores e ainda desejam crescer, o que é, na opinião do autor, a pura prova de economia burra, pois como pode uma empresa evoluir e crescer se os seus profissionais não evoluem em proporção equivalente? Não, não há meios de um profissional evoluir que não seja por uma simples fórmula, sendo: Experiência + Capacitação = Evolução.

Com líderes não é diferente. O primeiro ponto é que a maioria dos profissionais é promovido para um cargo sem que haja o devido preparo. Não é incomum ver nas empresas, por exemplo nas do ramo de TI, a promoção de um analista à gerente. O resultado esperado é um ótimo gerente, o resultado obtido na maioria das vezes é um gerente despreparado que terá de aprender na dor e, consequentemente, irá descontentar seus liderados, muito por conta de não saber lidar com certas questões.

Líderes precisam ser preparados antes de assumirem certos cargos, ainda mais se for considerado o fato de que liderança é um estado, e não um cargo. Assim sendo, para ser eficiente um líder necessita de preparo. Mas o que é liderança eficiente?

Liderança Eficiente - Terminologia

Liderança Eficiente:

  • Identificação: saber quem faz o que, é imprescindível para organizações que buscam uma liderança eficiente, pois os colaboradores reconhecem claramente quem são os responsáveis por cada área da organização, resultando em aumento da eficiência operacional.
  • Ambiente positivo: ambientes positivos geram valor para os colaboradores, pois estes se sentem confortáveis em um ambiente amigável e, consequentemente, há menos conflitos e maior produtividade. O ambiente positivo pode ajudar a inibir a sensação de que cada área da organização é independente, ajudando a fomentar a cultura de que todas as áreas são partes de algo maior.
  • Eficiência: quando há uma liderança eficiente, há maior chances de se ter uma organização eficiente, ou seja, o senso de eficiência da liderança contagia a equipe que, por sua vez, passa a buscar melhores resultados para as atividades desenvolvidas. Assim como o desânimo é contagiante, a eficiência também é.
  • Valores compartilhados: a liderança eficiente ajuda a promover a disseminação da cultura da organização, ou seja, os liderados absorvem, na grande maioria das vezes, as convicções dos líderes. Se os líderes são pessimistas, seus liderados serão assim também.
  • Respeito pela diversidade: respeitar a individualidade de cada colaborador, lembrando que as pessoas possuem crenças, opções e pensamentos diferentes é fundamental para que haja uma liderança eficiente, pois o respeito gera comprometimento, a sensação de pertencimento e de aceitação, algo que é fundamental para a motivação profissional, como apresentado anteriormente.

Liderança Eficiente - Relembre - Maslow

  • Futuro: olhar sempre para o futuro, esta é uma das características mais fundamentais de lideranças eficientes. Note que ações estratégicas são, em sua grande maioria, ações de médio e longo prazo, ou seja, enquanto a área operacional mantém a produção da empresa, os líderes devem olhar para o futuro e escolherem os caminhos que deverão ser trilhados.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre liderança eficiente, o foco foi apresentar, de maneira não exaustiva, as características que podem ajudar a liderança a ser eficiente.

Dois pontos são de extrema importância:

  1. Futuro: trabalhar com ações imediatistas faz parte da liderança, porém o foco deve ser na situação futura, pois sem o planejamento adequado, o futuro pode não ser tão bom.
  2. Diversidade: vive-se em um mundo cada vez mais diferente, por isto respeitar a individualidade de cada um, desde que isto não prejudique a empresa e os objetivos traçados, é fundamental.

Referências bibliográficas:

Cooper, Ann A. Como ser um líder – São Paulo – Editora Senac – 2012.

Cooper, Ann A. Imagem Profissional – São Paulo – Editora Senac – 2012.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. São Paulo – McGraw-Hill, 1987.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/09/26/o-que-e-lideranca-eficiente/