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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 7.1) – Namespace

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Interface - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 7 para 7.1 (vide título) e assim seguirá (7.2, 7.3…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Interface, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração das classes Unitario, UnicoComum, UnicoEstudante e Program apresentando mensagens em uma janela de console através da relação destas (vide post anterior), fica compreendida a declaração, criação e utilização dos elementos básicos que compõem a Interface, o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será entrar no conceito de Namespace.

Namespace - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Contextualizando o cenário

Diante do cenário estabelecido até o momento, Unitario, EspecialDesempregado, UnicoComum, UnicoEstudante, Bilhete (Classe Herdada), IBilhete (Interface) e Program foram as representações teóricas e práticas para utilização e exemplificação dos elementos que compõe a Orientação a Objetos com C#.

Todas estas representações fizeram e fazem parte de um Projeto do tipo ConsoleApplication que também possui este nome em sua descrição. Este projeto determina o escopo no qual os elementos criados à partir deste irão pertencer.

Escopo é um espaço que delimita onde começa e onde termina uma intenção ou um objetivo.

Conforme mencionado em outros pontos desta série, por padrão quando cria-se um novo projeto do tipo ConsoleApplication, juntamente a este é gerada a classe Program.cs, o Microsoft Visual Studio se encarrega automaticamente de disponibilizá-la visualmente, com algumas definições de código padrão:

Dentro dos detalhes da Classe existe uma linha que representa o escopo desta classe, sendo determinado pela palavra reservada namespace.

O que é Namespace ?

Para determinar um espaço reservado, um escopo, um delimitador de códigos de início e fim, deve-se utilizar um namespace. No exemplo da classe Program, o namespace é determinado por padrão com o mesmo nome do projeto criado:

E esse namespace segue na criação de qualquer outra classe, interface ou arquivos que farão parte deste projeto.

Considerações Finais:

Esta publicação visa uma breve introdução sobre Namespace, tendo em mira um ponto de partida para utilização prática deste conceito, que virá posteriormente.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sétima parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o segundo post sobre Namespace, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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