Imprimir Post

Gerenciar a equipe do projeto – Ger. dos Recursos Humanos – Parte 1

Resumo:

Apresentar o processo gerenciar a equipe do projeto.

Palavras-chaves:

Gerenciar, Equipe, Projeto, Processo, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Assim como nas demais áreas de conhecimento do PMBOK, a área de conhecimento de gerenciamento dos recursos humanos não está limitada somente a planejar atividades, ou seja, ela possui um processo que visa realizar, de fato, o que foi planejado, sendo neste caso o processo gerenciar a equipe do projeto.

Este é um processo muito deliciado, pois não trata-se de um processo técnico, ou seja, onde o estudo da teoria possibilita a execução ampla do processo, muito pelo contrário, este processo demanda que o gerente de projeto possua muitos outros conhecimento que são adquiridos com estudos e com experiência, exatamente isto, a experiência é fundamental para que o gerente de projeto possa gerenciar a equipe de projeto de maneira adequada, visando tirar o melhor proveito possível dos recursos humanos disponíveis.

No processo gerenciar a equipe do projeto, o gerente de projeto irá realizar diversas atividades, dentre elas:

  • Acompanhar o desempenho do processo;
  • Fornecer Feedback;
  • Otimizar o desempenho da equipe.

Dentre os principais benefícios resultantes do processo supracitado, estão:

  • Gerenciamento de conflitos;
  • Solução de problemas;
  • Influência de comportamentos.

Os benefícios acima citados podem até não parecer relevantes, mas são. É comum no mundo de projetos verificar embates entre membros da equipe de projetos, ou ainda comportamentos que não são os mais benéficos para o bom andamento do projeto. Os resultados destas situações ditas são exatamente tudo o que o gerente de projeto não quer, ou seja, falta de produtividade, clima insustentável entre os membros da equipe de projeto, hostilidades gratuitas e outros. Assim sendo, o constante gerenciamento da equipe do projeto se faz necessário.

Sem maiores delongas, segue o fluxo do processo:

Gerenciar a equipe do projeto - Fluxo

Gerenciar a equipe do projeto – Fluxo

Gerenciar a equipe do projeto – Entradas:

  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos: considerado um plano auxiliar, o plano de gerenciamento dos recursos humanos é parte integrante do plano de gerenciamento do projeto, e tem o objetivo de orientar o gerente do projeto e a equipe de gerenciamento do projeto sobre como os recursos humanos do projeto devem ser definidos, mobilizados, gerenciados e, após o termino do projeto ou fase, como os recursos humanos serão liberados.
  • Designações do pessoal do projeto: trata-se da disponibilização real da equipe do projeto, ou seja, o pessoal do projeto estará pronto quando os profissionais apropriados estiverem designados para a equipe de projeto.
  • Avaliações de desempenho da equipe: ao longo do projeto, conforme as medidas para desenvolver a equipe do projeto são adotadas, a equipe de gerenciamento de projetos realizará avaliações, podendo ser formais ou informais, a fim de verificar a eficácia das ações de desenvolvimento da equipe. O esperado é que as ações tomadas para desenvolver a equipe do projeto sejam convertidas em um melhor desempenho por parte da equipe de projeto, a fim de alcançar os objetivos traduzidos para o projeto.
  • Registros das questões: são documentos utilizados para documentar e controlar as questões que surgem no decorrer do projeto. Estes documentos também possuem, normalmente, o responsável pela tratativa da questão e o prazo limite.
  • Relatórios de desempenho do trabalho: são as informações de desempenho de trabalho agrupadas nos documentos do projeto a fim de suportar tomadas de decisões, ações, entre outros. Estes relatórios podem incluir memorandos, justificativas, recomendações, entre outros. As informações dos relatórios de desempenho do trabalho podem ser um motivador para solicitações de mudanças, por exemplo, um atraso na execução do trabalho, desempenho menor do que o esperado, entre outros.
  • Ativos de processos organizacionais: são processos, procedimentos, planos e bases de conhecimento que uma organização possui e que podem influenciar como o projeto será gerenciado.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a introdução ao processo gerenciar a equipe do projeto. Como tem destacado o autor ao longo desta série, os recursos humanos são um fator decisivo para o sucesso do projeto, assim sendo o ideal é realizar um acompanhamento constante, a fim de aumentar as chances de sucesso do projeto.

O autor tem notado, justamente pela constante atuação como gerente de projeto, que projetos em recuperação contam, na grande maioria das vezes, com baixa integração da equipe de projeto, o que é um indicador de que o gerenciamento adequado não foi realizado.

Referências Bibliográficas:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/10/17/gerenciar-a-equipe-do-projeto-p1/