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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 7.3) – Namespace

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Namespace - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 7.2 para 7.3 (vide título) e assim seguirá (7.4, 7.5…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Interface, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe.

Texto:

Mãos a Obra

Com a recapitulação do cenário estabelecido até o momento, compreende-se tanto a importância teórica, quanto prática de cada elemento envolvido dentro do contexto sistema metropolitano, dentre estes, Classes Descendentes, Classe Herdada e Interface (vide post anterior), o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será entender de maneira geral quando e como utilizar Namespace.

Namespace - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a Classe Unitario

Partindo da classe Unitario, deve-se clicar e modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • Foi alterado o Namespace padrão da classe Unitario.

Tela ao colar o código:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe Unitario e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Surgirá uma janela de confirmação, clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

No resultado da execução, o Microsoft Visual Studio se encarregou de apresentar uma listagem de erros com a seguinte descrição:

  • “Error 1 The type or namespace name ‘Bilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “.
  • “Error 2 The type or namespace name ‘IBilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “.

Estas mensagens de erro ocorreram em razão da tentativa de execução da aplicação, com a classe Unitario utilizando-se de um Namespace diferenciado, comparado a Classe Bilhete (utilizada como Classe Herdada) e Interface  IBilhete (utilizada como Interface), não respeitando um escopo em comum.

Considerações Finais:

Esta publicação visa destacar a Classe Unitario no qual foi definido um Namespace individual, porém deixando pendente o cumprimento de um escopo coletivo, que garanta o propósito de identificação em comum de todos os elementos dentro de um sistema metropolitano.

O questionamento final que fica em aberto é:

“Por que a classe Bilhete e a Interface IBilhete acusaram os erros no compilador após a alteração do Namespace definido para classe Unitario?“

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sétima parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o quarto post sobre Namespace, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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