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Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 7.6) – Namespace

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Namespace - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 7.5 para 7.6 (vide título) e assim seguirá (7.7, 7.8…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Interface, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração da interface IBilhete corrigindo erros anteriormente indicados pelo compilador, o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será dar continuidade a estes assuntos e suas variantes, vistas até o momento presente.

Namespace - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe UnicoComum

Partindo da classe UnicoComum, pode-se visualizar:

Tela:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela da Classe

Deve-se modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Classe:

  • O Namespace antes não havia sido alterado (mantinha-se o padrão ConsoleApplication), agora por obrigatoriedade, a classe Bilhete e a interface IBilhete definem a necessidade da classe UnicoComum declarar-se sobre o mesmo Namespace que as primeiras citadas, remediando os erros antes exibidos pelo compilador referente a classe UnicoComum.

Tela ao colar o código:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe UnicoComum e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Surgirá uma janela de confirmação, clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

No resultado da execução, o Microsoft Visual Studio se encarregou de apresentar uma nova listagem de erros com a seguinte descrição:

  • “Error 1 The type or namespace name ‘Bilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “.
  • “Error 2 The type or namespace name ‘Bilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “
  • “Error 3 The type or namespace name ‘IBilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “.

Estas mensagens de erro ocorreram em razão da tentativa de execução da aplicação, com a classe Unitario, Bilhete, interface IBilhete e a classe UnicoComum utilizando-se de um Namespace diferenciado comparado as Classes UnicoEstudante e EspecialDesempregado (a coluna File da listagem de erros complementa a descrição destes), não respeitando um escopo em comum.

Considerações Finais:

Esta publicação visa alterar a Classe UnicoComum garantindo o ajuste correto para execução da Aplicação, porém uma vez que o Namespace da classe UnicoComum fora modificado igualmente as classes Unitario, Bilhete e a interface IBilhete, apenas estes quatro elementos estabelecem-se como corrigidos. Todas as outras Classes que herdam da classe Bilhete e referenciam-se com a Interface IBilhete, permanecem acusando erros no compilador.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sétima parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o sétimo post sobre Namespace, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

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