Imprimir Post

Programação Orientada a Objetos com C# (Parte 7.7) – Namespace

Resumo:

O objetivo não se aplica a este post.

Uma vez que o conteúdo total desta série foi dividido em partes, deve-se considerar absoluto o resumo da primeira postagem até o momento presente.

Namespace - Relembre - Link Primeiro Post

Este tema da série Programação Orientada a Objetos com C# irá demandar mais publicações. Sendo assim, a numeração sequencial desta parte da série passou de 7.6 para 7.7 (vide título) e assim seguirá (7.8, 7.9…) mediante a necessidade de conclusão.

Palavras-chaves:

Interface, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo, Propriedades, Classe.

Texto:

Mãos a Obra

Com a alteração da classe UnicoComum corrigindo erros anteriormente indicados pelo compilador, o próximo passo na Programação Orientada a Objetos com C# será dar continuidade a estes assuntos e suas variantes, vistas até o momento presente.

Namespace - Relembre - Link Post Anterior

Adendo

Para realização do Post foram utilizados os seguintes Programas:

  • Windows 10 Pro;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate SP1 (Service Pack 1).

A única configuração realizada após a instalação dos programas acima, foi manter o Microsoft Visual Studio sendo executado como usuário Administrador do Sistema Operacional, a fim de evitar maiores problemas.

Alterando a classe UnicoEstudante

Partindo da classe UnicoEstudante, pode-se visualizar:

Tela:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela da Classe

Deve-se modificar a área da classe, alterando-a para o seguinte código:

Detalhes da modificação da Interface:

  • O Namespace antes não havia sido alterado (mantinha-se o padrão ConsoleApplication), agora por obrigatoriedade, a classe Bilhete e a interface IBilhete definem a necessidade da classe UnicoEstudante declarar-se sobre o mesmo Namespace que as primeiras citadas, remediando os erros antes exibidos pelo compilador referente a classe UnicoEstudante.

Tela ao colar o código:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Alteração da Classe

Por fim, deve-se salvar a classe UnicoEstudante e suas alterações clicando no botão Salvar. Tela com a confirmação positiva (ver rodapé da janela) ao clicar no botão Salvar:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Tela após Salvar o Projeto

Finalizando o exemplo, resta apenas executar a Aplicação, deve-se então clicar no botão Start Debugging (F5):

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Surgirá uma janela de confirmação, clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Tela ao clicar no botão Yes:

Namespace - Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

Microsoft Visual Studio 2010 Ultimate – Execução da Aplicação

No resultado da execução, o Microsoft Visual Studio se encarregou de apresentar uma nova listagem de erros com a seguinte descrição:

  • “Error 1 The type or namespace name ‘Bilhete’ could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?) “.

Esta mensagem de erro ocorreu em razão da tentativa de execução da aplicação, com a classe Unitario, Bilhete, interface IBilhete, também as classes UnicoComum e UnicoEstudante utilizando-se de um Namespace diferenciado comparado a Classe EspecialDesempregado (a coluna File da listagem de erros complementa a descrição deste), não respeitando um escopo em comum.

Considerações Finais:

Esta publicação visa alterar a Classe UnicoEstudante garantindo o ajuste correto para execução da Aplicação, porém uma vez que o Namespace da classe UnicoEstudante fora modificado igualmente as classes Unitario, Bilheteinterface IBilhete e classe UnicoComum, apenas estes cinco elementos estabelecem-se como corrigidos. Todas as outras Classes que herdam da classe Bilhete e referenciam-se com a Interface IBilhete, permanecem acusando erros no compilador, no caso a única faltante é a classe EspecialDesempregado.

É importante ressaltar que, a medida que os posts forem evoluindo, com apresentações teóricas somadas as práticas, a tendência é que o leitor vá sanando suas dúvidas e dificuldades de entendimento.

Na próxima publicação, ainda sétima parte da série: Programação Orientada a Objetos com C# será apresentado o oitavo post sobre Namespace, o leitor irá conferir a continuidade do tema entre outros aspectos relevantes a este assunto.

Referências Bibliográficas:

As referências bibliográficas serão apresentadas no último post desta série.

Sobre o autor

Thiago Richard Vanicore

Thiago Richard Vanicore formou-se em análise e desenvolvimento de sistemas, possui certificação ITIL Foundation V2 e entre seus conhecimentos estão: ASP .Net (WebForms/MVC5/Web API) C#, HTML5, Html/XHtml, CSS3, JQuery, JQuey Mobile, JavaScript, Xml, Ajax, Json, Microsoft SqlServer, MySql, Firebird, Azure, Visual Studio Online, Scrum, UML, CRM, Quality Assurance, CTI (Computer Telephony Integration) MPSBR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro).

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/11/30/programacao-orientada-a-objetos-com-c-parte-7-7-namespace/