Imprimir Post

O que é liderança autêntica? – Liderança

Resumo:

Apresentar o conceito de liderança autêntica.

Palavras-chaves:

Liderança, Autêntica, Conceito, Gestão, Líder.

Texto:

Caros leitores,

Já faz algumas décadas que o mito de que existem “líderes natos” caiu, as escolas aprenderam como ensinar liderança, como criar líderes mais eficientes e eficazes, aprenderam como lidar com o ser humano, como trabalhar a parte da motivação de cada indivíduo e mais uma série de coisas. Nesta onda de liderança como aprendizado, uma série de autores surgiram, por exemplo, Hunter, James C., com o livro O monge e o executivo, que foi considerado por muitos como algo surpreendente.

O que se vê hoje são líderes buscando autores como Ram Charan, Jack Welch, Daniel Goleman e muitos outros. Negar que o conhecimento transmitido é valioso seria, no mínimo, vergonhoso para o autor, que é leitor assíduo de livros sobre liderança, produtividade, inteligência emocional e muitos outros. Em um destes estudos, o autor se deparou com o sr. Bill George, um famoso professor de Harvard que apresenta uma ideia muito interessante, a famosa liderança autêntica.

Na teoria do sr. Bill George, os líderes têm tentando “emular” grandes líderes, como o próprio Jack Welch. Neste momento você deve estar se perguntando: Qual o problema de eu seguir os passos de um líder bem-sucedido? Nenhum, caro leitor, seguis os passos, absorver conceitos, premissas e estilos não é o problema, o grande problema é podemos aprender lições com outros líderes, adaptar tais lições aos nossos estilos de liderança e, então, utilizar este novo conhecimento. O que não é correto é tentar se passar por uma pessoa que não se é, e é neste ponto que entra a liderança autêntica.

Liderança autêntica nada mais é do que você se assumir como ser humano, assumir que é suscetível a cometer erros, assumir que tem características negativas e que, assim como qualquer outro ser, você tem um estilo próprio que não é composto somente por qualidades.

Pense, caro leitor, tentar se passar por alguém somente te levará, na melhor das hipóteses, a ser considerado um grande imitador. Você pode partir do princípio que, por exemplo, Jack Welch é um líder maravilhoso e que você tomará decisões iguais as deles, porém isto não tem valor nenhum, pois você não estará apresentado suas características, sejam estas positivas ou negativas.

O que se pede hoje é a liderança autêntica, ou seja, assumir a ideia de queo lidera será quem ele realmente é, sem tentar se passar de santo ou de malvado, sem tentar ser Jach Welch ou Ram Charan. O líder deve ter seu estilo, seu posicionamento, seu tipo de linha de raciocínio, humor, qualidades, defeitos e todas as outras características que são inerentes ao ser humano. Deste jeito o líder conseguira uma maior proximidade com seus liderados e um posicionamento muito melhor e mais confortável.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre liderança autêntica, onde o autor tento abordar, de maneira resumida, o conceito apresentado por Bill George.

Referência bibliográfica:

O Líder Autêntico – Um programa para o desenvolvimento de uma carreira plena – George, Bill W. – Editora Campus – 2009.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2016/12/24/o-que-e-lideranca-autentica-lideranca/