Imprimir Post

O líder e a exigência de tempo – Liderança

Resumo:

Apresentar ao leitor exemplos de exigência de tempo inerente ao cargo de liderança.

Palavras-chaves:

Tempo, Exigência, Liderança, Sacrifício, Gestão, Pessoas.

Texto:

Caros leitores,

Em muitas postagens o autor tem abordado os sacrifícios que os cargos de liderança impõem aos profissionais que os ocupam, já foi abordada as questões das decisões difíceis, questões de relacionamentos e nesta postagem o autor abordará a exigência de tempo que é imposta aos líderes.

Em primeiro ponto todo líder deve entender que ele deve ser o exemplo, logo o líder deve cumprir seu horário de entrada e saída pontualmente, para ser mais exato o horário de entrada, uma vez que situações adversas podem exigir que o líder fique além do horário comum de expediente, como será apresentado a seguir. Se o líder não cumpre seu horário de entrada pontualmente, fica um tanto quanto complicado solicitar que seus liderados tenham a postura de cumprir seus horários, pois eles sempre irão se espelhar no líder.

O segundo ponto, como previamente foi apresentado acima, líderes podem não ter horário para sair, óbvio que isto é uma exceção, ou seja, em caso de problemas extremos, em casos onde a equipe precisa de ajuda ou quando qualquer outra situação demande esforços extras, o líder deverá acompanhar sempre, pois é papel do líder zelar pelo bom andamento das atividades, ou seja, haverá sim a necessidade de mais disponibilidade do tempo do líder. Uma das piores coisas que o autor tem visto, são líderes que deixam seus liderados abandonados em casos extremos, isto é um total despreparo do profissional que ocupa posição.

Outra questão está diretamente relacionada a questão de datas especiais, trabalhos aos finais de semana e outros. Se você é, ou pretende ser, um líder, acostume-se, você irá sempre trabalhar mais do que os seus liderados, ou seja, seu tempo será mais requisitado do que o tempo dos demais. Isto deve-se ao fato de que quando a equipe não tem disponibilidade para realizar determinado trabalho, cabe ao líder tomar as medidas corretas para que este trabalho seja executado.

Em recente experiência o autor vivenciou os efeitos reais de não estar acompanhando os membros de sua equipe, não por falta de comprometimento, mas sim por outro líder estar ocupando o lugar. O resultado foi desastroso. Após um erro da equipe, a liderança que estava presente se eximiu do erro e, consequentemente, expôs o profissional de maneira danosa.

Note, caro leitor, que ninguém tratará a equipe do líder como o próprio líder, pode haver mais ou menos permissividade, mais ou menos omissão, mais ou menos comprometimento, não importa, a equipe só irá se comportar como de costume quando o líder se fizer presente.

Outro ponto extremamente relevante está relacionado às datas festivas. É evidente que todos desejam descansar, curtir e festejar, porém se há necessidade de trabalho o líder deverá estar presente, lembre-se, o líder é o exemplo.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem relacionada a exigência de tempo que afeta o cargo de liderança.

Se você deseja ser um líder de sucesso, tenha em mente que seu tempo será escasso.

Referências bibliográficas:

Cooper, Ann A. Como ser um líder – São Paulo – Editora Senac – 2012.

Cooper, Ann A. Imagem Profissional – São Paulo – Editora Senac – 2012.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/01/16/o-lider-e-a-exigencia-de-tempo/