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Gerenciar as comunicações – Ger. das comunicações – Parte 1

Resumo:

Introduzir o leitor ao processo gerenciar as comunicações.

Palavras-chave:

Gerenciar, Comunicações, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Durante a parte da série que aborda a comunicação do projeto, o autor sempre ressaltou a importância da comunicação para o projeto, bem como sempre destacou que comunicar adequadamente não é somente disponibilizar a informação, mas sim disponibilizar a informação e garantir que os receptores tenham compreendido adequadamente, pois a falta de compreensão poderá resultar em problemas diversos.

Para tratar esta questão, o PMBOK® apresenta o processo gerenciar as comunicações, que se vale do plano de gerenciamento das comunicações para criar, coletar, distribuir, armazenar e recuperar as informações do projeto. O grande objetivo do processo gerenciar as comunicações é garantir que o fluxo de comunicação com as partes interessas seja eficiente e eficaz. Entenda, caro leitor, que este processo vai muito além da questão de distribuir as informações adequadamente, este processo busca, de fato, fazer com que a comunicação ocorra sem erros de interpretação, falha de divulgação da informação, eliminação de ruídos e outros.

Sem maiores delongas, segue o fluxo do processo:

Gerenciar as comunicações

Gerenciar as comunicações – Processo

Gerenciar as comunicações – Entradas:

  • Plano de gerenciamento das comunicações: este plano descreve como as comunicações do projeto serão planejadas, estruturadas, monitoradas e controladas, além de definir pontos como frequência, responsáveis pelo envio de informações e outros.

Relembre - Plano de gerenciamento das comunicações

  • Relatório de desempenho do trabalho: são as informações de desempenho de trabalho agrupadas nos documentos do projeto, a fim de suportar tomadas de decisões, ações, entre outros. Estes relatórios podem incluir memorandos, justificativas, recomendações e outros. As informações dos relatórios de desempenho do trabalho podem ser utilizadas, por exemplo, para facilitar discussões e criar comunicações.
  • Fatores ambientais da empresa: é o conjunto de todos os fatores, internos e externos, que possam exercer algum tipo de influência, restrição ou direcionamento sobre o negócio e, consequente, sobre o gerenciamento de projeto. O processo gerenciar as comunicações pode ser influenciado por diferentes variáveis, dentre elas:
    • Estrutura da organização;
    • Cultura organizacional;
    • Padrões e regulamentos governamentais;
    • Sistema de informações de gerenciamento do projeto.
  • Ativos de processos organizacionais: são planos, procedimentos, políticas, processos e a base de conhecimento que a organização possui e pode utilizar.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a primeira postagem sobre o processo gerenciar as comunicações. O grande objetivo deste processo é garantir que a comunicação do projeto ocorra de maneira eficiente e eficaz, sempre se embasando no plano de gerenciamento das comunicações.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

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