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Desenvolvimento Contínuo – Liderança

Resumo:

Apresentar a necessidade de desenvolvimento contínuo para cargos de liderança.

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Contínuo, Liderança, Necessidade, Gestão.

Texto:

Caros leitores,

O autor tem visto, frequentemente, uma situação que tem lhe chamado a atenção, trata-se da questão de desenvolvimento dos líderes, pois muitos profissionais quando alcançam um cargo de liderança se acomodam e deixam de lado o desenvolvimento contínuo que os levou até a posição que ocupam, o que na opinião do autor é um ato falho.

A questão é bem simples, não existem líderes natos, pois já está mais do que batido, entre os estudiosos da administração, que liderança é uma habilidade que se desenvolve, ou seja, ninguém nasceu sabendo ser líder e, assim como todo conhecimento, os conhecimentos sobre lidenrança se tornam obsoletos e são substituídos.

O autor abordará, primeiramente, a questão de liderança nata. Não há como negar que alguns profissionais possuem mais desenvoltura, melhor capacidade de persuasão ou ainda qualquer outra habilidade que seja útil para o cargo de liderança, porém habilidades isoladas não tornam aqueles que ocupam um cargo de liderança um bom líder.

O mais primordial para líderes é entender de pessoas e só se entende de pessoas estudando como elas se motivam, como pensam, suas necessidades e outros pontos, ou seja, trata-se de simples e puro desenvolvimento.

Outro ponto muito importante é a capacidade de comunicação. O líder pode ter até uma excelente dicção, o que de nada lhe adiantará se ele for extremamente tímido, e ainda que não seja tímido, estas habilidades de nada irão valer se o profissional não souber como organizar e apresentar as ideias. Mais uma vez fica evidente a necessidade de desenvolvimento contínuo para o líder, pois sempre há uma nova técnica, uma nova tecnologia ou um novo conhecimento.

Note, caro leitor, que não há como um líder nascer sabendo destes simples pontos que o autor apresentou, que não são nem um décimo das habilidades que os líderes necessitam para que possam desenvolver suas equipes, motivar, capacitar e obter resultados.

Os profissionais que pretendem ocupar um cargo de liderança devem, acima de tudo, entender que terão de realizar um desenvolvimento contínuo, pois sempre há algo para aprender e sempre há um conhecimento novo que se agrega ao conhecimento já possuído.

Aos profissionais que já ocupam um cargo de liderança, vale a seguinte pergunta: Você está realizando o desenvolvimento contínuo de suas habilidades? Lembre-se que o novo sempre substitui o antigo, assim será com os líderes que não se capacitam, que não buscam mais conhecimento, que não buscam evoluir.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre o desenvolvimento contínuo das habilidades de liderança, que é fundamental para que os líderes sejam bons líderes, que entreguem os resultados esperados e para que possam desenvolver suas equipes das melhores maneiras possíveis.

Outro ponto a ser destacado é que não há líder nato, se você almeja ser um líder lembre-se que você deverá se desenvolver continuamente para que possa ocupar tal posição.

Referência bibliográfica:

Como ser um líder – Ann A. Cooper – Editora Senac – 2012.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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