Imprimir Post

Gerenciar as comunicações – Ger. das comunicações – Final

Resumo:

Apresentar ao leitor as saídas do processo gerenciar as comunicações.

Palavras-chaves:

Gerenciar, Comunicações, Saídas, Processo, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Nas últimas duas postagens o autor realizou a introdução ao processo gerenciar as comunicações, bem como apresentou as ferramentas e técnicas que compõem este processo. Nesta postagem, a fim de completar o conhecimento, o autor apresentará as saídas geradas pelo processo.

Gerenciar as comunicações – Saídas:

  • Comunicações do projeto: este ponto é exatamente a execução da comunicação em si, ou seja, é neste momento que ocorre a comunicação. Vale lembrar, que por questões didáticas, a segregação ocorre de maneira bem definida, porém no dia-a-dia a linha entre um ponto e outro é bem sutil. As comunicações do projeto são influenciadas por uma série de variáveis, podendo ser urgência, impacto, canais de comunicação, emissor, receptor e outros.
  • Atualizações no plano de gerenciamento do projeto: este plano contém todas as diretrizes para o gerenciamento do projeto e poderá ser alvo de atualizações, isto ocorre por conta de informações como progresso, risco, desempenho, atraso, custos e outras.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos do projeto poderão ser alvo de atualizações, dentre estes:
    • Registro de riscos;
    • Registro de questões;
    • Cronograma do projeto;
    • Plano de gerenciamento do projeto.
  • Atualizações nos ativos de processos organizacionais: diversos ativos de processos organizacionais poderão ser alvos de atualização, dentre eles:
    • Relatórios do projeto: os relatórios do projeto, sejam estes formais ou informais, descrevem o andamento do projeto e podem incluir informações como:
      • Lições aprendidas;
      • Registro de questões;
      • Relatórios de encerramento de fase ou projeto;
      • Desempenho de recursos humanos.
    • Feedback das partes interessadas: reclamações, sugestões e outras informações providas pelas partes interessadas podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do projeto.
    • Documentação de lições aprendidas: informações sobre as dificuldades no estabelecimento de comunicação eficiente, problemas com canais, resistência de partes interessadas, técnicas para melhor distribuição de informações e outros pontos, poderão ser documentados como lições aprendidas e poderão ser utilizadas futuramente para novos projetos.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre o processo gerenciar as comunicações, note que, de fato, este processo será responsável pela execução da comunicação do projeto, a fim de prover clareza e transparência a todos os envolvidos.

Vale ressaltar que a comunicação eficiente é fundamental para o bom andamento de qualquer tipo de projeto e que, segundo a experiência do autor, muitos problemas em projetos são derivados de um processo de comunicação inadequado.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/03/13/gerenciar-as-comunicacoes-final/