Imprimir Post

ITIL – Problemas para implementação de processos: Conhecimento

Resumo:

Apresentar ao leitor um dos problemas para implementação de processos baseados na ITIL.

Palavras-chave:

ITIL, Implementação, Profissionais, Iniciantes, Conhecimentos, Problemas.

Texto:

Caros leitores,

Quem trabalha com serviços de TI está cansado de ouvir termos como ITIL, CobIT e ISO 20.000, todos voltados para a gestão de serviços de TI, porém cada qual com suas particularidades. A questão é que, na maioria das vezes, os profissionais não entendem o que estes frameworks propõem e, para piorar a situação, as organizações entendem menos ainda.

Nesta publicação o autor irá apresentar como, na visão dele, um dos principais problemas para implementação de processos de GSTI.

Profissionais x ITIL

Para a maioria dos profissionais que possuem o conhecimento básico na ITIL, este framework é considerado um livro sagrado, ou seja, o que está lá é lei e ponto. Isto que torna a visão extremamente limitada e, consequentemente, resulta em processos engessados e que não atendem as demandas do negócio. Sim, caro leitor, a TI somente existe para acelerar os processos de negócio, ou seja, de nada adianta ter processos que prejudiquem, burocratizem ou inviabilizem o negócio da organização.

Que a implementação de processos baseados na ITIL tem diversos benefícios para o negócio, isto é inegável, porém quando implementados de maneira errada, isto trará muito mais problemas do que benefício.

O fato é que este framework é um conjunto de “boas práticas”, ou seja, é uma coletânea de práticas que foram adotadas em outras empresas e deram certo. Isto, por si só, inibe que a maioria das organizações possam implementar processos idênticos aos sugeridos na ITIL, e este nem é o objetivo, pois a própria ITIL defende que ela seja uma base adaptável para diversos tipos de empresas, de diversos portes.

O problema é que, na grande maioria das vezes, os profissionais que pensam assim estão iniciando sua carreira ITIL e, consequentemente, conhecem superficialmente os processos adotados pelo framework, porém não possuem a experiência necessária para implementação de processos.

O resultado é que processos estabelecidos por estes profissionais, na maioria das vezes, são cópias aproximadas, quando não idênticas, dos processos propostos pelo framework, ignorando as necessidades do negócio, a cultura organizacional, e outros tantos pontos que devem ser considerados.

O resultado são processos que são cópia da ITIL, que não contemplam as necessidades do negócio e, consequentemente, não são úteis.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre a implementação de processos baseados na ITIL, por profissionais iniciantes. O objetivo do autor não é humilhar ou denegrir a imagem dos profissionais que estão iniciando na carreira, mas sim alertar para uma situação que tem se tornado corriqueira no meio corporativo.

A contração de profissionais com o conhecimento e experiência adequada pode, além de fornecer melhores resultados para a organização, aumentar o conhecimento dos profissionais iniciantes.

Referência bibliográfica:

Não se aplica.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/05/22/itil-problemas-para-implementacao/