Resumo:
Apresentar as saídas do processo identificar os riscos.
Palavras-chaves:
Identificar, Riscos, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.
Texto:
Caros leitores,
Esta postagem dará continuidade à série de postagens que aborda a área de conhecimento de gerenciamento de riscos, mais precisamente o processo identificar os riscos. Esta postagem, última postagem sobre tal processo, irá abordar as saídas do processo identificar os riscos.
Identificar os riscos – Saídas:
- Registro dos riscos: trata-se de um documento que contém os resultados dos ricos registrados, os resultados das análises de riscos e o planejamento das respostas aos riscos. O registro dos riscos é iniciado pelo processo identificar os riscos e complementado pelos demais processos da área de conhecimento de gerenciamento dos riscos. Isto resulta no aumento do nível, tipo e qualidade das informações contidas neste documento. O preenchimento deste documento é executado ao longo do projeto. A preparação do registro dos riscos começa com as seguintes informações:
- Lista dos riscos identificados: todos os riscos identificados devem ser registrados com o maior nível de detalhes possível. Existem diversas maneiras de realizar o registro dos riscos identificados, por exemplo: o evento X pode ocorrer, causando o impacto Y, ou se a causa A existe, o evento B pode ocorrer, levando ao efeito C.
- Lista de respostas potenciais: as respostas potenciais a um risco podem ser identificadas durante o processo identificar os riscos e podem ser úteis ao processo planejar as respostas aos riscos.
Considerações finais:
Assim, caros leitores, encerra-se a explicação do processo identificar os riscos. O principal benefício deste processo é conferir a equipe de gerenciamento do projeto a capacidade e o conhecimento adequado para antecipação de eventos que possam afetar o projeto.
Outro ponto a se ressaltar é a qualidade da documentação dos riscos identificados, ou seja, quanto melhor e mais detalhado o registro dos riscos, maior será a assertividade das respostas que serão adotadas.
Referência bibliográfica:
Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.