Imprimir Post

Identificar os riscos – Ger. dos riscos – Parte 3

Resumo:

Apresentar as saídas do processo identificar os riscos.

Palavras-chaves:

Identificar, Riscos, Processo, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Esta postagem dará continuidade à série de postagens que aborda a área de conhecimento de gerenciamento de riscos, mais precisamente o processo identificar os riscos. Esta postagem, última postagem sobre tal processo, irá abordar as saídas do processo identificar os riscos.

Identificar os riscos - Relembre

Identificar os riscos - Ferramentas e Técnicas

Identificar os riscos – Saídas:

  • Registro dos riscos: trata-se de um documento que contém os resultados dos ricos registrados, os resultados das análises de riscos e o planejamento das respostas aos riscos. O registro dos riscos é iniciado pelo processo identificar os riscos e complementado pelos demais processos da área de conhecimento de gerenciamento dos riscos. Isto resulta no aumento do nível, tipo e qualidade das informações contidas neste documento. O preenchimento deste documento é executado ao longo do projeto. A preparação do registro dos riscos começa com as seguintes informações:
    • Lista dos riscos identificados: todos os riscos identificados devem ser registrados com o maior nível de detalhes possível. Existem diversas maneiras de realizar o registro dos riscos identificados, por exemplo: o evento X pode ocorrer, causando o impacto Y, ou se a causa A existe, o evento B pode ocorrer, levando ao efeito C.
    • Lista de respostas potenciais: as respostas potenciais a um risco podem ser identificadas durante o processo identificar os riscos e podem ser úteis ao processo planejar as respostas aos riscos.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a explicação do processo identificar os riscos. O principal benefício deste processo é conferir a equipe de gerenciamento do projeto a capacidade e o conhecimento adequado para antecipação de eventos que possam afetar o projeto.

Outro ponto a se ressaltar é a qualidade da documentação dos riscos identificados, ou seja, quanto melhor e mais detalhado o registro dos riscos, maior será a assertividade das respostas que serão adotadas.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/06/12/identificar-os-riscos-p-3/