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Apoio da alta gestão – Problemas implementação de processos – ITIL

Resumo:

Apresentar os principais problemas relacionados ao apoio da alta gestão na implementação de processos baseados na ITIL®.

Palavras-chaves:

Implementação, Processos, ITIL, Problemas, Gestão, Board.

Texto:

Caros leitores,

Não é incomum ver empresas que tentam implementar processos baseados na ITIL®, ou em outros frameworks, e falham. Os problemas para implementação são diversos, incluindo falta de conhecimento, retaliação por parte de colaboradores e outros. Porém há um problema que normalmente ocorrer neste tipo de projeto e que é destacado pela própria ITIL®, trata-se da falta apoio da alta gestão.

Nesta postagem serão abordadas as principais dificuldades na obtenção do apoio da alta gestão para implementação de processos.

Apoio da alta gestão x implementação de processos

O apoio da alta gestão é fundamental para implementação de processos baseados na ITIL®. Isto deve-se ao fato de que o board é considerado exemplo para os colaboradores das organizações. Se um diretor se adequar a qualquer tipo de processo ou mudança, os demais profissionais tendem a se adequar. Esta adequação ocorre por entendimento da necessidade, ou por receio de possíveis consequências, por desejo de crescimento profissional e outros.

Porém é comum ver empresas onde a alta gestão possui privilégios que não se aplicam aos demais colaboradores. Isto ocorre por estes profissionais possuírem cargos  que lidam com o futuro da organização, movimentação de capital, reputação da organização e muito mais. Assim sendo, é normal que tais profissionais recebem atendimento em tempo diferenciado, isto é, inclusive, contemplado pela própria ITIL®.

O que não é normal é quando a alta gestão não busca se adequar aos processos que foram implementados, ou seja, quando a alta gestão boicota o projeto. Isto, caro s leitores, é mais normal do que se imagina e ocorre por uma série e fatores, dentre os principais estão:

  • Ego: não é incomum ver pessoas que ocupam cargos na alta gestão com o ego inflado. O autor já presenciou casos onde diretores se negavam a falar com profissionais que tivessem cargos inferiores ao de gerente, ou ainda diretores que se negavam a seguir as regra da organização. Isto é um absurdo, isto é matar a organização de dentro para fora, pois não há diretores, se não houver colaboradores nos cargos operacionais. Na implementação de processos é comum que a alta gestão queira burlar os processos, isto é fatal.
  • Disputas internas: outra situação corriqueira é a questão de disputas internas na alta gestão. É comum ver diretores que discordam de outros diretores e, consequentemente, boicotam projetos que poderiam beneficiar a organização como um todo. É normal que as pessoas não concordem, o que não é normal é que profissionais pensem mais em benefícios próprios do que no bem-estar da organização.
  • Medo: ainda que possa parecer infundado, o medo da mudança também assombra os profissionais da alta gestão. Estes profissionais possuem medo de perder espaço, visibilidade, recursos e outros. Isto, comumente, resulta em boicote ao projeto.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem que busca apresentar os principais problemas na obtenção de apoio da alta gestão.

Obter o apoio do boar na implementação de processos baseados na ITIL® é fundamental.

Referência bibliográfica:

Não se aplica.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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