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Mudança Cultural – Problemas para implementação de processos – ITIL

Resumo:

Apresentar as dificuldades encontradas na mudança cultural para implementação de processos baseados na ITIL®.

Palavras-chaves:

Mudança, Cultural, Implementação, Processos, ITIL, Problemas.

Texto:

Caros leitores,

Sempre que se fala em implementação de processos baseados na ITIL®, automaticamente se fala me mudança cultural. Isto deve-se ao fato de que a implementação, redesenhou ou aposentadoria de processos irá alterar a rotina de usuário e colaboradores.

A questão é que, na grande maioria das vezes, as empresas ignoram o a mudança cultural que irá ocorrer, o que pode causar diversos problemas ao projeto. É mandatória a avaliação da questão cultural, pois haverá colaboradores que irão apoiar, haverá aqueles que não serão contra ou a favor e, por fim, haverá os que não desejam a mudança de jeito algum.

Veja algum dos principais pontos a serem considerados.

Por qual motivo a mudança cultural é tão fundamental para implementação de processos?

Processos são concebidos por pessoas e para pessoas, ou seja, há sempre uma questão de zona de conforto envolvida. É comum ver colaboradores informando desconhecer o motivo que levou a alteração, bem como as vantagens dos novos processos.

Tal situação pode ser amenizada com a realização da comunicação eficiente, bem como com o envolvimento daqueles que irão utilizar o processo. Entenda, sem o correto entendimento dos colaboradores e usuários, eles poderão se sentir prejudicados e, consequentemente, tentarão burlar o processo.

Por que se deve considerar o que colaboradores e usuários pensam a respeito?

Neste caso a questão reside exatamente no senso de pertencimento, ou seja, deixar que colaboradores e usuários possam participar do processo de criação, aposentadoria ou melhoria contínua de processos.

Ao inserir os colaboradores e usuários, eles tendem a se sentirem coautores dos processos, o que os levará a entender que possuem responsabilidade sobre o as alterações realizadas, reduzindo o nível de resistência à mudança cultural

Quais são os efeitos ao se ignorar esta variável?

Quando as empresas ignoram a mudança cultural em seus projetos e somente consideram prazos, custos e outros pontos, o projeto corre sério risco de não entregar o desejado. Além disto, toda e qualquer organização deve ter em mente que este tipo de projeto leva tempo para apresentar resultados. Projetos deste tipo são de médio e longo prazo, ou seja, os resultados não irão ocorrer no dia seguinte a implementação, bem como nem todos os colaboradores irão se adequar instantaneamente.

Isto leva tempo, demanda comunicação e certa paciência para auferir os resultados desejados. Toda e qualquer mudança cultural demanda tempo.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem sobre mudança cultura. O objetivo do autor nesta postagem foi apresentar algumas das variáveis que envolvem a mudança cultural em projetos de implementação e processos baseados na ITIL.

Vale ressaltar que o senso de pertencimento já foi abordado com maior enfoque em uma postagem anterior. Veja:

Senso de Pertencimento – Problemas para implementação de processos baseados na ITIL

Referências bibliográficas:

Não se aplica.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP – Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM – Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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