Imprimir Post

Realizar a análise qualitativa dos riscos – Ger. dos riscos – Parte 3

Resumo:

Apresentar as saídas do processo realizar a análise qualitativa dos riscos.

Palavras-chaves:

Realizar, Análise, Qualitativa, Riscos, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Nas duas últimas postagens sobre a área de conhecimento de gerenciamento dos riscos, o autor apresentou as entradas, ferramentas e técnicas do processo realizar a análise qualitativa dos riscos.

Continuando a explicação do processo realizar a análise qualitativa dos riscos, esta postagem abordará as saídas do processo.

Realizar a análise qualitativa dos riscos - Entradas

Realizar a análise qualitativa dos riscos – Ferramentas e Técnicas

Realizar a análise qualitativa dos riscos – Saídas:

  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos do projeto poderão ser alvo de atualizações, dentre eles estão:
    • Registro dos riscos: sempre que informações novas forem disponibilizadas por meio do processo realizar a análise qualitativa dos riscos, o registro dos riscos será atualizado. Estas atualizações podem contemplar probabilidade, impacto, categorização de riscos, urgência e outros.
    • Registro das premissas: as premissas do projeto podem variar à medida que o processo realizar a análise qualitativa dos riscos for executado. Assim sendo, há a necessidade de atualizar o registro das premissas, a fim de que este se mantenha atualizado.

Considerações finais:

Assim encerra-se, caro leitor, a explicação do processo realizar a análise qualitativa dos riscos. O principal objetivo deste processo é ajudar o gerenciamento do projeto no que tange a classificar os riscos para ter mais foco e precisão nas medidas que serão tomadas. Isto possibilita a redução de custos, redução de problemas e outros benefícios.

O que o leitor precisa entender claramente, como o autor já abordou, é que não há projetos sem riscos. A questão não reside em ter riscos, mas sim em conhecer, controlar e saber o que fazer quando os riscos se confirmarem. Isto pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do projeto.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; DEVOPS Master; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/07/10/realizar-a-analise-qualitativa-dos-riscos-p-3/