Imprimir Post

Profissionalismo e ética – Etiqueta profissional

Resumo:

Apresentar o que o autor entende por profissionalismo e ética.

Palavras-chaves:

Profissionalismo, Ética, Organizações, Etiqueta, Profissional.

Texto:

Caros leitores,

Por diversas pessoas se deparam com situações difíceis na vida profissional. Estas situações vão desde ter de demitir alguém, realizar um feedback negativo e outras. Porém há uma situação que é, na opinião do autor, uma das mais complicadas. Trata-se da situação de assumir os próprios erros e, naturalmente, arcar com as consequências. Pode-se considerar isto como parte fundamental do termo “profissionalismo”.

O que é profissionalismo?

Dentre as definições que se vê, há uma que salta aos olhos, sendo:

  • Profissionalismo é o conjunto de características que compõe um profissional. É formado por suas competências, responsabilidades e ética, no que rege o seu campo de trabalho.

Assim sendo, a expectativa que se cria sobre um profissional é que ele tenha seu senso de “profissionalismo” adequado, ou seja, que seja um profissional justo, honesto, íntegro, competente e outros. Isto é fundamental para que a equipe possa se sentir motivada, para que fornecedores façam o seu melhor pela organização, para que não se instaure um clima de cada um pensando em si.

O fato é que nem sempre isto ocorre. O que se vê atualmente, é uma série de profissionais com preparo inadequado e, ainda pior, com caráter questionável. Isto é péssimo para as organizações, pois suas entranhas serão tomadas por um clima organizacional péssimo, os profissionais deixarão de acreditar uns nos outros, o trabalho de equipe será minguado e assim por diante.

Um dos principais pontos que afetam o profissionalismo, é a famosa ética.

O que é ética?

  • Ética é o conjunto de princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.

A ética é, por exemplo, o conceito moral que nos leva a julgar errado matar, roubar, ou ainda, é o que nos impede de mentir.

Infelizmente vive-se uma era onde a ética e o profissionalismo estão em falta. Recentemente, em um projeto de grande porte, o autor teve contato com profissionais que, apesar de suas falhas e erros, preferiram culpar outros e, consequentemente, preservar suas imagens puritanas. O que mais espantou o autor, é que estes profissionais ocupam posições estratégicas dentro da organização, o que por si só já permite a você imaginar o clima organizacional.

Quando se fala de alta gestão, diretoria, gerentes e outros cargos táticos e estratégicos, espera-se encontrar profissionalismo e ética. Uma organização que não tem estes atributos, infelizmente está fadada a ruína. Isto deve-se ao fato dos outros colaboradores não se adequarem ao ambiente, pois bons profissionais não gostam disto.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem que dá uma breve pincelada sobre o termo profissionalismo e ética. O principal objetivo do autor é prover a você, a conscientização de que estes dois itens são fundamentais.

Ser justo e honesto, ainda que prejudicial para sua imagem profissional, é o mínimo que se espera.

Referência bibliográfica:

https://www.significados.com.br/profissionalismo/

https://www.dicio.com.br/etica/

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/08/07/profissionalismo-etiqueta-profissional/