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Planejar as respostas aos riscos – Ger. dos riscos – Parte 4

Resumo:

Apresentar as saídas do processo planejar as respostas aos riscos.

Palavras-chaves:

Planejar, Respostas, Riscos, Gerenciamento, Projeto, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Esta postagem abordas as saídas do processo planejar as respostas aos riscos. As postagens anteriores abordaram as entradas, bem como as ferramentas e técnicas. Veja:

Planejar as respostas aos riscos - Relembre

Planejar as respostas aos riscos - Relembre - P2

Sem maiores delongas, seguem as saídas do processo:

Planejar as respostas aos riscos – Saídas:

  • Atualizações no plano de gerenciamento do projeto: apresentado anteriormente, trata-se do documento que descreve como o projeto deve ser executado, controlado, monitorado e encerrado. É composto pelos planos auxiliares, que são os planos das demais áreas de conhecimento. O processo planejar as respostas aos riscos poderá atualizar diversas informações neste documento. Dentre elas:
    • Plano de gerenciamento dos custos: poderá ser atualizado para refletir as necessidades de custos para as respostas aos riscos. Exemplos de atualizações possíveis são as atualizações das reservas de contingências do projeto.
    • Plano de gerenciamento do cronograma: poderá ser atualizado para refletir as respostas aos riscos. Exemplos de atualizações possíveis são a nivelação de recursos e inserções de buffers de tempo no cronograma.
    • Plano de gerenciamento de aquisições: poderá ser atualizado para refletir as necessidades de compartilhamento de riscos, por exemplo, ou transferências dos riscos.
    • Linha de base de escopo: pode ser atualizado para refletir novos trabalhos identificados após a execução do processo planejar as respostas aos riscos.
    • Linha de base do cronograma: poderá ser atualizado para refletir as atualizações feitas no cronograma.
    • Linha de base dos custos: a atualização no plano de gerenciamento dos custos poderá demandar a atualização da linha de base dos custos.
  • Atualizações nos documentos do projeto: diversos documentos poderão ser atualizados. Dentre eles estão:
    • Registro das premissas;
    • Cronograma do projeto;
    • Registro dos riscos;
    • Plano de gerenciamento dos riscos;
    • Documentação técnica do projeto.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a explicação do processo planejar as respostas aos riscos. Este processo é responsável por tratar como o projeto irá reagir aos riscos identificados.

O grande benefício deste projeto é a definição de ações para os possíveis riscos, bem como as reservas de recursos para suas tratativas.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP – Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM – Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

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