Imprimir Post

Gerenciamento das aquisições do projeto – Introdução

Resumo:

Apresentar ao leitor a área de conhecimento de gerenciamento das aquisições do projeto.

Palavras-chaves:

Gerenciamento, Aquisições, Processos, Projeto, PMBOK.

Texto:

Projetos envolvem diversas áreas de conhecimento, inclusive a área de gerenciamento de aquisições do projeto. O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos de comprar ou aquisição de produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos de gerenciamento de contratos e mudanças necessários para desenvolver e administrar os contratos e/ou pedidos de compras emitidos pelo projeto.

Em projetos, principalmente os de grande porte, pode haver diversos contratos a serem gerenciados. Contratos incluem termos, condições e podem haver outros itens relativos as entregas e atividades do fornecedor.

Sem maiores delongas, vamos aos processos da área de conhecimento

Gerenciamento das aquisições do projeto – Introdução:

  • Planejar o gerenciamento das aquisições: assim como os demais processos de planejamento das outras áreas de conhecimento, este processo tem o objetivo de definir como as atividades de gerenciamento das aquisições do projeto irão ser realizadas;
  • Conduzir as aquisições: este processo visa obter as respostas dos fornecedores, realizar a seleção de fornecedores e adjudicação de contratos.

Gerenciamento das aquisições

  • Controlar as aquisições: este processo tem o objetivo de realizar o gerenciamento das relações de aquisições, monitoramento de desempenhos dos contratos, realizações de mudanças e correções necessárias.
  • Encerrar as aquisições: este processo tem o objetivo de realizar a finalização de cada uma das aquisições do projeto.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a postagem de introdução da área de conhecimento de gerenciamento das aquisições do projeto. Ressalta o autor que esta é uma área muitas vezes ignoradas por profissionais que gerenciam projetos. Seja por conta da baixa complexidade do projeto, ou ainda por desconhecimento de como realizar o gerenciamento adequado das aquisições.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/10/16/gerenciamento-das-aquisicoes-introducao/