Imprimir Post

Entender as oportunidades – ITIL – Como definir serviços de TI

Resumo:

Apresentar ao leitor como é importante entender as oportunidades (espaços de mercados), para definição de novos serviços de TI.

Palavras-chaves:

Entender, Oportunidades, Definir, Serviços, TI, ITIL.

Texto:

Caros leitores,

Na definição de novos serviços, sejam de TI ou não, é importante entender as oportunidades para fornecer o serviço. No mundo do Marketing, chama-se espaço de mercado, ou seja, trata-se da verificação sobre a condição para prover um produto ou serviço. Com serviços de TI isto não é diferente. Uma vez que sejam conhecidas as necessidades do cliente, os mercados existentes, os resultados esperados e as capacidades do fornecedor, este fornecedor poderá entender as oportunidades de mercado.

Do ponto de vista financeiro e estratégico, não há motivos para uma empresa ofertar serviços que não tenham interesse de ninguém. Ainda há a questão da viabilidade econômica, pois há serviços que devem ter um determinado número de compradores para que este seja viável economicamente.

Para tratar desta questão, o quinto passo, dos oito passos proposto pela ITIL® sobre como definir serviço de TI, aborda a necessidade de entender as oportunidades, ou seja, espaço de mercado necessários para ofertar serviços.

Entender as oportunidades

O que é entender as oportunidades (espaços de mercado)?

Resumidamente, entender onde as capacidades do provedor de serviços podem prover valor ao cliente, trata-se de entender as oportunidades.

Isto pode ser exemplificado de diversas maneiras, veja:

  • Quando as habilidades do fornecedor de serviços em atuar mercado de investimento, são ofertadas para investidores com capital disponível;
  • Quando uma consultoria de especializada em despache aduaneiro pode ofertar seus serviços para empresas que realizam importação e exportação;
  • Quando um técnico de computar oferta serviços de reparo e manutenção de notebooks para empresas em um local remoto.

Os exemplos acima, ainda que simples, demonstram com clareza o que são parte de entender as oportunidades, ou seja, aproveitar os espaços de mercado.

Considerações finais:

Diferente dos outros passos da proposta ITIL® sobre como definir serviços de TI, o quinto passo é muito mais teórico. Entender as oportunidades claramente, é necessário para que as empresas sobrevivam de maneira saudável.

Referência bibliográfica:

ITIL Service Strategy – Printed in the United Kingdom for The Stationery Office – ISBN 9780113313044

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/12/04/entender-as-oportunidades-itil/