Imprimir Post

Planejar o gerenciamento das aquisições – Ger. das aquisições – Parte 3

Resumo:

Apresentar ao leitor as ferramentas e técnicas do processo planejar o gerenciamento das aquisições.

Palavras-chaves:

Planejar, Gerenciamento, Aquisições, Gerenciar, Projetos, PMBOK.

Texto:

Caros leitores,

Para planejar o gerenciamento das aquisições, o PMBOK® se vale de uma série de ferramentas e técnicas. A ideia principal é avaliar ou não a necessidade de realizar aquisições, a fim de avaliar o melhor caminho para o projeto, considerando prazo, qualidade e custos.

Há ainda uma variável que é muito considerada neste caso, trata-se do conhecimento dos recursos humanos. Sendo mais objetivo, é avaliar se os profissionais envolvidos possuem o conhecimento necessário para realizar as atividades necessárias. Em alguns casos, o tempo de aprendizado e o risco para projeto, tornam inviável. Em outros projetos pode haver o tempo suficiente e os recursos necessários para este tipo de abordagem. Conforme será apresentado na técnica denominada análise de fazer ou comprar.

Sem maiores delongas, vamos ao objetivo desta postagem

Planejar o gerenciamento das aquisições – Ferramentas e Técnicas:

  • Análise de fazer ou comprar: esta técnica busca avaliar se um trabalho pode ser realizado pela equipe do projeto ou se será feito por fontes externas. Esta análise depende de diversos fatores, dentre eles:
    • Se há profissionais que possam desenvolver o trabalho necessário;
    • Se os profissionais que possuem o conhecimento necessário, estão disponíveis ou alocados em outras atividades;
    • Se a qualidade exigida pelo projeto pode ser atendida;
    • Se o orçamento disponível para o projeto permite comprar de fontes externas;
    • Os riscos do desenvolvimento do trabalho por profissionais internos ou fornecedores.

Há ainda outros fatores que podem influenciar esta decisão, por exemplo o compartilhamento de informações consideradas confidenciais.

Caso a decisão de compra seja tomada, fatores como o tipo de contrato a ser utilizado, bem como os custos para gerenciamento do contrato devem ser considerados.

Relembre - Planejar o gerenciamento das aquisições.

  • Opinião especializada: trata-se da utilização de conhecimentos de profissionais, grupos e organizações que possuem alta capacitação, conhecimentos, experiência ou treinamentos na área em questão. Um gerente de projetos com experiência pode ser considerado como uma opinião especializada. A opinião especializada pode ser usada para ajudar a determinar, por exemplo, os critérios de avaliação dos fornecedores. Do ponto de vista jurídico, a opinião especializada pode auxiliar na determinação de clausulas de contrato, garantias e outros.
  • Pesquisa de mercado: trata-se da análise dos possíveis fornecedores, por meio de avaliações, cases de sucessos, referências e uma série de outras fontes. A ideia é entender se o trabalho pode ser desenvolvido de maneira adequada pelo fornecedor.
  • Reuniões: podem ser utilizadas para diversos objetivos, dentre eles avaliar os fornecedores, definir estratégias de compras e outros. As reuniões podem ajudar o processo planejar o gerenciamento das aquisições de maneira direta.

Considerações finais:

Assim, caros leitores, encerra-se a terceira postagem sobre o processo planejar o gerenciamento das aquisições. O principal objetivo desta postagem foi elucidar o leitor sobre as ferramentas e técnicas adotadas pelo PMBOK®. Vale ressaltar que o PMBOK® é um corpo de conhecimento e que técnicas adicionais podem ser adotadas sem o menor problema.

Referência bibliográfica:

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK) – 5ª Edição – Project Management Institute, Inc.

Sobre o autor

Daniel Teran Duarte

Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, com destaque para as seguintes: Formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e em Consultoria empresarial pela FIA – Fundação Instituto de Administração.

Em seus conhecimentos complementares existem diversas certificações, sendo estas: PMP – Project Management Professional; PRINCE2® Practitioner; PSM I – Professional Scrum Master I; HCMP® 3G Expert Professional; MCP - Microsoft Project 2013; ITIL V3 Expert; ISO 20.000 Consultant Manager; HDI SCM - Support Center Manager; Cobit; ISO 9001:2015 Auditor Líder; ISO 22301:2012 Auditor Líder.

Para conhecer mais sobre Daniel Teran Duarte, visite o perfil no Linkedin ou encaminhe um e-mail.

Link permanente para este artigo: http://linksinergia.com.br/2017/12/11/planejar-o-gerenciamento-das-aquisicoes-p3/